Cetesb interdita aterro sanitário de Dracena
Nossa Lucélia - 04.05.2022


Lixo urbano recolhido fica retido em caminhões

DRACENA - O aterro sanitário de disposição de resíduos sólidos urbanos de Dracena (SP) foi interditado de forma definitiva pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A Prefeitura declarou ter tomado conhecimento da situação nesta terça-feira (3). Por enquanto, não haverá alteração no cronograma de coleta de lixo na cidade.

Em nota ao g1, a Cetesb informou que a interdição, realizada na segunda-feira (2), foi motivada por uma ampliação do aterro sem as devidas autorizações ambientais.

“Em razão do esgotamento da vida útil do aterro sanitário, o Município realizou uma ampliação sem as licenças ambientais, acarretando problemas operacionais e estruturais do sistema, em inobservância às determinações e aos autos de infrações anteriormente impostas pela Cetesb”, explicou.

Ainda foi esclarecido pela companhia estadual que o município de Dracena está “em fase de licenciamento da ampliação do aterro sanitário – nova trincheira”. “A Cetesb aguarda a apresentação de documentação complementar para a continuidade da análise”, acrescentou.

“Em caráter emergencial e transitório, a municipalidade deverá tomar providências para que os resíduos sólidos sejam dispostos em outro aterro sanitário regular, até a obtenção do licenciamento para o novo aterro”, salientou a Cetesb, ainda em nota.

LIXO NOS CAMINHÕES - Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), a Prefeitura declarou que “medidas judiciais cabíveis foram adotadas, visando [a] uma solução para a questão”.

“O lixo recolhido desde então foi coletado, porém, ainda não foi descartado, continua nos caminhões, em respeito à determinação da Cetesb”, disse a Prefeitura.

Ainda conforme o comunicado, o prefeito André Kozan Lemos (PATRIOTA) alegou que até o momento não houve transtornos à população.

“Desde o início do ano passado, estamos buscando solucionar problemas com relação ao aterro, uma vez que, ao assumirmos, descobrimos que a cidade já não tinha onde descartar seu lixo doméstico. Providenciamos um projeto, que já se encontra devidamente protocolado na Cetesb, visando à execução de nova trincheira para o recebimento do lixo, cuja capacidade é para um período de mais de 10 anos, porém, ainda não foi aprovado e, portanto, não pudemos licitar a construção da mesma”, esclareceu o chefe do Poder Executivo de Dracena.

Até o momento, não haverá alteração no cronograma de coleta de lixo.


Fonte: g1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista