20 de abril de 1950 foi uma data especial para Adamantina: 'O progresso que a ferrovia trouxe para Adamantina'
Nossa Lucélia - 20.04.2022


Adamantina foi ponta de linha da CPEF até 1958, e isso transformou a cidade em um ponto de referência e seu desenvolvimento ultrapassou outros municípios instalados antes da Cidade Joia

ADAMANTINA - Os trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro trouxe o progresso que Adamantina necessitava para se destacar como um município progressista. Na época não existiam rodovias pavimentadas em nossa região, com isso o trem se tornou o mais importante meio de transporte de passageiros e de cargas. Eram viagens seguras, que cumpriam seus horários estabelecidos e com baixo custo para os usuários.

O fato de se tornar ponta de linha da CPEF até 1958, transformou Adamantina em um ponto de referência, com seu desenvolvimento ultrapassando outros municípios instalados antes da Cidade Joia.

No primeiro censo demográfico realizado em Adamantina no ano de 1950 o município já possuía 35.223 habitantes.

O desenvolvimento ocorria em todos os setores, na urbanização, no crescimento comercial, na prestação de serviços, saúde, educação, segurança, lazer, no saneamento básico, energia elétrica, telefonia, na agricultura com grandes áreas de plantio de algodão, amendoim, milho e o café que destacavam a economia da Cidade Joia.

Com essa economia forte e um futuro promissor, várias agências bancárias aqui se instalaram.

A economia do município também era rentável com a comercialização de madeira, devido a derrubada das matas que disponibilizavam material de alta qualidade.

Duas renomadas indústrias que geravam muito emprego e produziam óleo de amendoim, comercializados em várias regiões, até para outros estados.

Essa ascensão foi reconhecida em 1955, quando Adamantina recebeu um Diploma de Honra de Maior Progresso entregue pelo Exmo. Sr. Presidente da República Dr. João Café Filho.


Fonte: João Carlos Rodrigues / Autor dos Livros Reviver Adamantina I e II

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista