Garantida em Oregon, a atleta adamantinense Izabela da Silva mantém estratégia e embalo olímpicos mirando Mundial
Nossa Lucélia - 01.04.2022


Lançadora assegura vaga nos EUA por meio do desempenho no "Sula" do ano passado; veja como começou a temporada para a atleta após ano de final inédita nos Jogos de Tóquio

ESPORTES - O começo de temporada tem servido para que a adamantinense lançadora olímpica, Izabela Rodrigues da Silva, mostre que o ditado "em time que está ganhando não se mexe" possui serventia imensa no atletismo. Embalada por 2021, a estratégia utilizada ainda antes da experiência em Tóquio pode se tornar valiosa neste ano de Mundial.

Em meio às conversas sobre a preparação, março reservou uma notícia bastante positiva e determinante para a sequência da temporada. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) garantiu a convocação dos campeões sul-americanos em 2021 para o Mundial de Oregon (EUA).

O "Sula" do ano passado foi realizado em maio, em Guayaquil. Por lá, Iza alcançou a marca de 62,18m e terminou com o ouro no lançamento de disco. As conquistas no Equador não pararam no ouro continental. Graças a ele, a vaga está assegurada no Mundial, entre os dias 15 e 24 de julho.

Voltando à relação relevante entre passado e futuro, a seguir em 2021 vieram os Jogos Olímpicos de Tóquio. Pela primeira vez na história, a atleta de Adamantina, no Oeste Paulista, levou o Brasil a uma final olímpica na prova. O pódio não veio, e Iza terminou na 11ª posição. Contudo, os planos adotados antes da ida ao Japão trouxeram grande aprendizado.

“Acredito que eu mudei o meu foco um pouco antes da Olimpíada. Eu cansei de ficar acomodada com a minha colocação no Brasil. Cansei, eu quero viajar para competir com as melhores do mundo, com as grandes. Por isso, ando me esforçando muito. É cansativo, porém eu sei que vai valer a pena lá na frente”.

Atualmente, Iza é a segunda colocada no ranking brasileiro. No final de fevereiro, ela lançou 61,42m, em São Bernardo do Campo. A temporada passada foi fechada com a terceira colocação, com a marca de Guayaquil sendo a melhor do ano para ela. Na última atualização do ranking mundial, a adamantinense aparece na 14ª posição.

Logo após o Mundial de Oregon, mais especificamente em 2 de agosto, a atleta do Iema, de São Caetano do Sul, fará 27 anos. Há a expectativa de que, antes de Oregon, outras viagens sejam feitas para provas internacionais. Ainda segundo a lançadora, esforço não vem faltando na busca pelo presente antecipado, quem sabe no lugar mais dourado do pódio novamente.

“Olha, eu estou me esforçando, me dedicando ao máximo para chegar na hora certa e acertar um lançamento bom. Acredito que logo vai sair esse lançamento.


Fonte: João Paulo Tilio e Paulo Taroco

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista