Morador de Tupã é chamado para consulta médica 5 anos após procurar especialista pelo SUS
Nossa Lucélia - 11.03.2022


Secretário municipal de Saúde explicou que demanda reprimida nos últimos anos está sendo atendida atualmente e filas de espera para algumas especialidades estão sendo zeradas

TUPÃ - Após um longo período de espera, alguns moradores de Tupã finalmente estão sendo chamados para consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso de um morador que esperou cinco anos para uma consulta com um médico dermatologista.

Em 3 de outubro de 2017, esse morador (que preferiu não gravar entrevista) recebeu um pedido de encaminhamento médico para o especialista por meio do SUS. Cinco anos depois do pedido, foi chamado para uma consulta que será amanhã, dia 12 de março 2022.

Ele fez um vídeo em tom de brincadeira, contando que a consulta "demorou, mas chegou". "Depois de cinco anos, demorou, mas chegou. A esperança é a última que morre", afirmou. O vídeo foi publicado em um grupo nas redes sociais.

O TupãCity procurou o secretário de Saúde, Miguel Ângelo De Marchi, para saber como está o agendamento de consultas com médicos especialistas. À reportagem, o médico explicou que algumas especialidades estavam com uma grande fila de espera.

"Na época, nós não tínhamos profissionais para atender toda essa demanda. Ou, quando era o caso de algum exame, as filas estavam quilométricas. Nossa orientação quando assumimos era pegar os últimos quatro anos e zerar essa fila. Boa parte do estudo que fizemos com 2017, 2016, 2015 e 2014, que ainda tem pessoas aguardando desde essa época — não vou dizer que não tem — já tinha resolvido seu problema, alguns faleceram e outros não quiseram mais marcar a consulta ou ser reavaliados. Nós pegamos toda essa história de, em torno de 5 anos de espera, e devolvemos para as unidades de saúde, para que elas fossem ligando para essas pessoas", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, foi possível zerar filas de cardiologia, oftalmologia e dermatologia, que era a especialidade procurada em 2017 pelo morador que gravou o vídeo.

"Estamos fazendo o mesmo agora com a neurologia. Vale lembrar que, se porventura alguém ainda tiver alguma solicitação que estava aguardando alguma consulta ou exame dos anos anteriores, vá até a unidade de saúde e manifeste seu interesse de ser consultado novamente. Agora temos demanda não reprimida", orientou.

Dr. Miguel ainda acrescentou que alguns exames de cardiologia ainda precisam ser resolvidos. "Nós já estamos na fase de compra deste serviços, cirurgias ginecológicas nós estamos para resolver também, além das cirurgias de catarata", disse. "Sabemos que o tempo de espera foi longo, mas nós vamos procurar atender essas especialidades", finalizou o médico.


Fonte: Tupã City

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista