Após confirmações de Covid-19 em presos, SAP suspende visitas presenciais na Penitenciária de Osvaldo Cruz
Nossa Lucélia - 14.01.2022


De 76 detentos que foram submetidos a exames, 43 tiveram diagnóstico positivo para a doença. Sifuspesp alega que contágios podem ter relação com a saída temporária de fim de ano

OSVALDO CRUZ - A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) suspendeu as visitas na Penitenciária de Osvaldo Cruz (SP) nestes sábado (15) e domingo (16) após confirmações de Covid-19 entre detentos da unidade.

A medida foi tomada após um pedido do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) que solicitou à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) a suspensão das visitas presenciais e o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada inicialmente para domingo(16).

Segundo o Sifuspesp, dos 76 detentos que foram submetidos a exames na terça-feira (11) e na quarta-feira (12), 43 tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19, ou mais da metade do total. Todos foram isolados.

Atualmente, a unidade prisional tem uma população carcerária de 1.018 detentos, para uma capacidade de 844.

Desse total, 140 haviam deixado a unidade para a saída temporária prevista em lei, entre 23 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022, e 139 retornaram.

“Esse contato entre os presos e outras pessoas fora dos muros pode ter relação com os contágios, apesar de não haver informações sobre quantos dos que saíram estão contaminados”, de acordo com o sindicato.

A diretoria do sindicato solicitou à Croeste a suspensão das visitas presenciais do próximo final de semana, a exemplo do que foi feito em pavilhões de outras unidades prisionais que haviam apresentado muitos casos de sintomas gripais entre os presos.

Também foi pedido o adiamento da prova do Enem, marcada inicialmente para domingo(16).

“Por outro lado, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não tem exigido das famílias dos detentos os comprovantes da vacinação que previne o contágio pela Covid-19, feita a exceção aos idosos acima de 60 anos”, alega o sindicato.

Para o Sifuspesp, o bloqueio do acesso dos não vacinados às unidades é necessário porque ajuda a evitar a proliferação do vírus.

O sindicato orienta todos os trabalhadores do sistema prisional a se vacinarem em dia, inclusive com a dose de reforço, e a continuarem a cumprir os protocolos sanitários de prevenção, entre eles o uso de máscara de proteção, de álcool gel e o distanciamento social, segundo o Sifuspesp.


Fonte: g1 Presidente Prudente e TV Fronteira

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista