Com novos elementos, aposentado de 83 anos monta presépio em tamanho real e feito artesanalmente por ele pelo segundo Natal consecutivo
Nossa Lucélia - 25.12.2021


Mário Gimenes, de Lucélia (SP), elaborou mais peças neste ano e relatou ao g1 que se sente realizado ao ouvir elogios a suas obras

LUCÉLIA - Aos poucos, o presépio do aposentado Mário Gimenes, de 83 anos, toma a forma tão sonhada. Diferentemente do tradicional, os elementos têm tamanho real e são feitos pelo próprio idoso, de forma manual. No ano passado, foi a primeira vez que ele recriou o nascimento do Menino Jesus na garagem de sua casa, em Lucélia (SP). Em 2021, novas peças foram criadas, e ele pretende continuar. “Se Deus me der saúde, com certeza, eu completo o presépio”, disse.

O g1 mostrou o presépio de Gimenes no Natal de 2020. Foram dois anos para produzir as imagens de Maria, José, os Três Reis Magos e as ovelhas. Somente o Menino Jesus não foi feito por ele.

No ano passado, ele adiantou que o plano para 2021 era fazer, pelo menos, um pastor e mais animais. E foi o que ele fez.

"Fiz um pastor, carneirinho e um anjo. Para o ano que vem, eu quero ver se consigo fazer mais um pastor, mais duas ovelhas, boi e cavalo. Aí fica completo", comentou ao g1.

As peças são feitas a partir do molde de barro e depois do molde de gesso. Em seguida, ele faz as imagens em fibra e finaliza com a pintura.

AS ROUPAS - Assim como as demais vestimentas, o pastor ganhou roupas feitas sob medida de uma costureira mais do que especial: a aposentada Aparecida Gimenes, de 75 anos, esposa de Mário.

"Ele sempre gostou de presépio. Tinha as imagens pequenas e eu sempre observava como eram as roupas. A gente não consegue fazer igual porque não tem tecido igual. A gente se baseia mais ou menos naquilo que a gente vê. Eu faço o que eu posso", relatou.

Aparecida contou que foi costureira quando era mais nova, mas que deixou o ofício há muito tempo. "Costurei bastante entre os 25 e 30 anos. Tinha uma freguesia boa. Depois vieram os filhos, foram crescendo e eu parei", disse.

"Por eu ter mais idade, eu já reparei mais nas vestes. Mas quem faz é ela. Na hora de comprar o tecido, eu acompanho, falo o que serve e o que não serve. A gente trabalha junto", afirmou o aposentado.

SATISFAÇÃO - O presépio está montado desde o dia 12 de dezembro na garagem da casa da família, na Vila Rancharia. O anjo recém-feito está pendurado na entrada, e todo cenário também foi produzido pelo idoso.

E o local tem chamado a atenção e atraído visitantes. Algo que o casal adora.

"Para a gente, é uma alegria muito grande. Deu muito trabalho fazer e agora as pessoas estão vindo visitar, admirar, algumas até rezam aqui. É uma satisfação muito grande para mim. É uma alegria ouvir que as pessoas acham bonito. Esse retorno é muito bom. Todo mundo tira foto, elogia, fala que está maravilhoso", ressaltou o idoso.

"Eu fico muito feliz porque eu vejo no decorrer do ano o quanto ele se dedica e fica na expectativa", frisou a aposentada.

O casal tem quatro filhos, seis netos, duas bisnetas e mais duas bisnetas a caminho.

"A família adora. Todo mundo acompanha", comentou Aparecida.

É a admiração dos visitantes que motiva o aposentado a fazer mais peças.

"Eu sempre gostei dessa época de Natal, desde pequeno. Agora, que estou aposentado, consigo me dedicar mais. Sinto que estou vencendo um sonho que sempre tive, que é fazer o presépio em tamanho real. Meu sonho está se realizando. Se Deus me der saúde, com certeza, eu completo o presépio", afirmou Gimenes.

"Eu me sinto realizada também. Estamos casados há 59 anos e procuramos andar juntos. Fico muito contente quando as pessoas elogiam, porque não é comum um presépio assim. É algo difícil, geralmente é tudo feito em fábrica. Não é manual, artesanal, como ele faz", ressaltou Aparecida.




Fonte: Heloise Hamada, g1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista