Presépio vivo revela o homem misterioso que peregrinou em Adamantina; encenação emociona o público
Nossa Lucélia - 21.12.2021


Iniciativa da ACE – Associação Comercial e Empresarial reforçou os aspectos centrais do Natal

ADAMANTINA - A encenação do presépio vivo na noite desta segunda-feira (20), em Adamantina marcou a semana do Natal e emocionou o público que estava pelas ruas centrais da cidade e também compareceu ao local da apresentação, no entorno da Igreja Matriz de Santo Antônio.


A iniciativa pela atividade foi da Associação Comercial e Empresarial (ACE), mobilizando ainda parceiros e apoiadores.


As primeiras revelações e surpresas da noite se deram a partir da aparição de José, à frente, puxando um jumento que levava em seu dorso sua esposa Maria, grávida, em peregrinação, em busca de um local seguro para o nascimento do Menino Jesus, um dos momentos mais marcantes da fé cristã.




O percurso pelas ruas de Adamantina, movimentadas com a atividade comercial de fim de ano, buscou reproduzir os cerca de 150 quilômetros percorridos por José e Maria entre a cidade de Nazaré, no território da Galileia, até Belém, no território da Judeia, quando o imperador romano César Augusto redigiu um edito obrigando o recenseamento (contagem) da população de todo o seu império.

É nesse contexto que ocorreu o nascimento de Jesus – como descreve o Evangelho em Lucas 2,4-11 – acontecimento que transformou a história da humanidade:

“(…) José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: 'Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor'” (Lc 2,4-11).



A passagem da “Sagrada Família” pelas de Adamantina chamou a atenção dos moradores. Muitos passaram a acompanhar o trajeto pela área central da cidade. José e Maria grávida, levada no lombo do jumento, cruzaram a Avenida Rio Branco e passaram também pela Praça Élio Micheloni, seguindo depois até a Igreja Matriz.

A representação propôs conflitar os aspectos centrais do Natal e seus valores cristãos, em meio ao comportamento de consumo, e estimular a reflexão entre as pessoas. Foram mobilizados profissionais e atores amadores, e ainda animais, como uma vaca, um jumento e uma ovelha, dispostos no estábulo montado na porta principal do templo religioso.

O HOMEM MISTERIOSO - A atividade cênica realizada na noite desta segunda-feira também revelou a relação do “homem misterioso” que fez diversas aparições pela cidade, desde o mês passado, como também mostrou o Siga Mais na última semana de novembro. Ele representou José e sua busca pelo local seguro que pudesse acomodá-los e abrigar sua família.

Essas aparições foram propostas com o objetivo de chamar a atenção, despertar a curiosidade e provocar discussões, o que deu certo. As aparições foram noticiadas pela imprensa e por moradores em seus canais e nas redes sociais, e desencadearam ampla discussão sobre o personagem, sua conduta, que se aprofundaram também sobre escolhas individuais, solidariedade, respeito à individualidade e outros aspectos sobre o comportamento.



Ainda em relação a essas aparições, e como medida de segurança, o tema foi tratado antecipadamente pelos dirigentes da ACE junto com as autoridades locais e a imprensa, para que houvesse ciência da ação e seus objetivos, e que pudesse haver colaboração, mantendo ainda o sigilo sobre o que verdadeiramente ocorria.

No meio publicitário as aparições do “homem misterioso” se assemelha à estratégica que recebe o nome de teaser: “técnica usada para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha”. O resultado deu certo. 

FICHA TÉCNICA E AGRADECIMENTOS - A iniciativa do presépio vivo, com as aparições do “homem misterioso” nestes meses de novembro e dezembro é da Associação Comercial e Empresarial de Adamantina (ACE). O núcleo central dessa atividade teve a atuação do presidente da entidade, Ricardo Haddad, que se concentrou em organizar e roteirizar as aparições de José, e do diretor Sérgio Merloti (Sérgio Cabeleireiro), na organização do presépio. A ação envolveu toda a diretoria e colaboradores da Associação. 

José foi encenado pelo ator Fábio Bertassi, de Osvaldo Cruz, que atua profissionalmente como “Palhaço Parafina”. Ele fez todas as aparições na cidade, como também a encenação final. Sua mulher, Christielle Bertassi, fez o papel de Maria.



Atuaram no presépio Adriano Monzani (Diano Som), João Passarinho e Valdir Vale, que encerraram os Três Reis Magos. Também atuou fisioterapeuta Matheu Parra, que inclusive mobilizou os animais oriundos do Centro de Equoterapia “Passos que Curam”, e ainda o apoio de Juninho Scrocaro.

Os organizadores citam e agradecem a Evaldo Siqueira (sonorização no local), como também o apoio que a atividade recebeu da imprensa local e regional, das autoridades mobilizadas, do poder público municipal por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente e Planejamento, das comunidades religiosas e da Policia Militar.

O 2º vice-presidente da ACE, Marcos Godoi, ficou encarregado da AceAção, com sorteio de vales-brinde e vales-desconto na barraca premiada. A estrutura foi montada local, durante o presépio, e volta ser montada na noite de quinta-feira (23), na esquina do Posto Rio Branco.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista