Sonia Gabau (PSDB) é eleita prefeita de Salmourão
Nossa Lucélia - 05.12.2021


Eleição suplementar foi realizada neste domingo (5). Ele já respondia interinamente pela Prefeitura desde janeiro deste ano

SALMOURÃO - Sonia Cristina Jacon Gabau, do PSDB, foi eleita, neste domingo (5), prefeita de Salmourão (SP). Ela deve permanecer no cargo mais alto do Poder Executivo até 2024. Ao fim da apuração, Sonia teve 51,44% dos votos. Foram 1.574 votos no total.

A candidata derrotou Marcos Antonio Paio (PV), que ficou em segundo lugar com 48,56% (1.486 votos), em eleição suplementar. Sonia foi eleita com apenas 88 votos a mais do que o concorrente.

A eleição em Salmourão teve, ao todo, 3.153 votos, sendo:

· Votos a candidatos concorrentes: 3.060 (97,05%)
· Votos brancos: 33 (1,05%)
· Votos nulos: 60 (1,90%)
· Abstenção: 553 (14,93%)

QUEM É SONIA GABAU - Sonia Cristina Jacon Gabau tem 47 anos, é casada, tem dois filhos, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de prefeita.

Sonia foi eleita vereadora no município nos anos de 2008, 2012, 2016 e 2020. Ela também foi três vezes presidente da Câmara de Salmourão. Por ser a chefe da Casa de Leis, ela assumiu a Prefeitura interinamente em janeiro deste ano.

A vice é Marcia Regina Pravato Rocha Peres (PP), que tem 53 anos.

As duas fazem parte da coligação Humildade e Respeito pelo Povo, formada pelo PP e pelo PSDB.

"A sensação é de muita gratidão, muita alegria. Estamos na luta há um mês em campanha. Graças a Deus saímos vencedoras e a população pode ficar tranquila que nós vamos continuar lutando em todos os setores, principalmente na área da saúde, social e com grande desafio que é a geração de empregos e renda. Desde quando fui vereadora, eu luto para que isso aconteça em nossa cidade. Nós vamos passar pela Câmara, fazer doações de terrenos para os empresários interessados e vamos construir em Salmourão um distrito industrial. Em Salmourão, certamente, será um marco esse setor de geração de emprego e renda", afirmou a prefeita eleita.

Veja o resultado após o fim da apuração:
· Sonia Gabau (PSDB): 51,44%
· Marcos Antonio Pavio (Marquinhos, PV): 48,56%

O município tem 3.706 eleitores aptos a votar, distribuídos em 12 seções organizadas em um único local de votação, na Escola Estadual Hans Wirth. A condução do processo é do cartório da 69ª Zona Eleitoral, em Lucélia (SP).

Os eleitores tiveram das 7h às 17h para votar. Não houve identificação biométrica de eleitores.

ENTENDA O CASO - Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP) indeferiu o pedido de registro de candidatura de José Luiz Rocha Peres (PP), após ele ter se tornado definitivamente inelegível em virtude da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Nas eleições municipais de 2020, Rocha Peres havia sido o candidato mais votado para o cargo de prefeito em Salmourão, mas a pendência junto ao TCU o impediu de ser declarado o vencedor do pleito. Ele teve, na ocasião, 1.677 votos (52,75%).

Rocha Peres já havia sido eleito prefeito de Salmourão, anteriormente, em outras três oportunidades: 2000, 2008 e 2012.

Desde janeiro de 2021, quem responde interinamente pela Prefeitura de Salmourão é Sonia Cristina Jacon Gabau, que se reelegeu vereadora no pleito de 2020 e assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal.










Fonte: Mariane Santos _ g1 Presidente Prudente e TV Fronteira

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista