Tamanduá-bandeira é resgatado em lagoa de tratamento de água em Dracena
Nossa Lucélia - 15.10.2021


Após a captura, o animal foi solto na natureza. Espécie suporta certa proximidade com o homem, sobrevivendo em áreas de lavouras e até perto de cidades

DRACENA - Um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi resgatado em uma lagoa de tratamento de água pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (14), no bairro Córrego das Antas, em Dracena (SP).

De acordo com a corporação, o animal havia caído na lagoa, que está desativada, e, depois de ser resgatado, foi solto na natureza.

OLFATO APURADÍSSIMO - A espécie tem distribuição em campos e cerrados das Américas Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina.

São insetívoros. Comem apenas formigas e cupins. Abrem os cupinzeiros e os formigueiros com as garras poderosas. Eles introduzem a longa língua, com diâmetro entre 1cm e 1,5cm, que pode se projetar a 60cm para fora da boca. Os insetos ficam grudados na língua e, desta forma, o animal apenas os engole.

Os tamanduás-bandeira são os únicos mamíferos terrestres que não possuem dentes. Os tatus e preguiças possuem dentes incompletos, sem a presença de esmalte. Seu comprimento da cabeça e do corpo é de 1 a 1,2 metro. Só de focinho são quase 45 centímetros e tem ainda a cauda, com 60 a 90 centímetros. A cauda tem pelos longos que formam uma espécie de bandeira, o que serviu para adjetivação de nome vulgar.




Fonte: Carlos Volpi _ TV Fronteira e g1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista