Morte do padre Veríssimo é a primeira entre o clero da Diocese de Marília, por Covid-19
Nossa Lucélia - 08.10.2021


Padre Veríssimo morreu aos 89 anos, após contrair a Covid-19

ADAMANTINA - A morte do padre Veríssimo Barrichelo Manfio, de Adamantina, nesta quinta-feira (7), é a primeira, por Covid-19, entre o clero da Diocese de Marília, desde o início da pandemia.

A informação foi confirmada pelo Siga Mais junto ao Centro Diocesano de Pastoral na tarde de hoje. “Não há outros casos de mortes de padres por Covid-19, em nossa Diocese”, afirma a instituição.

O religioso morreu aos 89 anos. Ele estava hospitalizado na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa local com a Covid-19. Com isso, ele se tornou o 136º registro fatal pela doença, em moradores de Adamantina.

CORTEJO, BÊNÇÃO EXEQUIAL E SEPULTAMENTO - Por volta das 16h um cortejo com o corpo do religioso deixou a capela da Santa Casa, em direção à Paróquia de Santo Antônio, onde colegas padres proferiram uma benção exequial, rito do catecismo católico. O veículo funerário ficou estacionado do lado de fora da Igreja, onde foi montado um altar e realizada a solenidade com padres de Adamantina e região. O Siga Mais transmitiu ao vivo:

Após a bênção exequial, o cortejo seguiu e o corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Adamantina. Veja:

BRASIL TEM 21 ÓBITOS ENTRE O CLERO - Segundo relatório da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com dados atualizados até 27 de julho, o país registrou até então 347 casos positivos de Covid-19 entre o clero, com 21 óbitos. Em relação aos bispos, até então os dados informam 9 casos positivos com 2 óbitos.

Na tarde desta quinta-feira o Siga Mais fez contato com o presidente da CNP, padre José Adelson da Silva Rodrigues, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Virgem dos Pobres em Emaús (RN), para apurar dados mais atualizados sobre o quadro da doença entre o clero brasileiro. Disse estar em viagem que retornaria à reportagem (conteúdo sujeito à atualização). Uma eventual atualização pode já considerar o óbito do padre Veríssimo como sendo o 22º, ou outros casos fatais após 27 de julho, última data do relatório atualizado da CNBB.

CONDOLÊNCIAS - Em um comunicado nas redes sociais, a Paróquia de Santo Antônio se manifestou sobre a morte do religioso. “Neste momento de dor, saudades e Esperança na Ressurreição, a Paróquia de Santo Antônio se une aos familiares e aos amigos”, diz o comunicado. O texto termina fazendo referência ao lema sacerdotal do religioso, ordenado padre em 7 de julho de 1963. “A ele, nosso eterno agradecimento pela entrega de sua vida ao serviço de Deus, fazendo jus ao seu lema sacerdotal: “Totus Tuus” (Todo Teu)”, finaliza.

A Paróquia São Francisco de Assis, do Jardim Adamantina, também se manifestou pelas redes sociais. “Por muitos anos, Padre Veríssimo foi presença marcante em nossa comunidade, a então capela São Francisco de Assis. Com sua sabedoria, amizade, e coração acolhedor, Pe. Veríssimo presidiu muitas celebrações Eucarísticas, ensinando sobre o amor de Deus, a importância da família, e como ser imitadores de Cristo na simplicidade da vida quotidiana. Confiantes na Ressurreição, agradecemos ao Senhor Deus pelo dom da vida de Padre Veríssimo, por poder ter contado com seu serviço e convívio por todos esses anos em nossa comunidade”.

A Diocese de Marília divulgou nota. “Confiantes na Ressurreição, elevemos preces aos céus pelo seu descanso eterno e pelo conforto de seus familiares, amigos e clero”, diz o comunicado.

A Prefeitura de Adamantina também se manifestou, em nota à imprensa. “A Prefeitura de Adamantina lamenta profundamente o falecimento do Reverendíssimo Padre Veríssimo Barrichelo Manfio. Neste momento de dor, a Prefeitura de Adamantina manifesta todo o seu pesar e consternação e, ainda, expressa suas mais sinceras condolências à família e amigos”. 


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista