Mães de filhos diabéticos doam materiais e socorrem menino de Lucélia insulino dependente
Nossa Lucélia - 28.09.2021


Saúde pública não cumpriu mandado de segurança para fornecimento de medicamentos a menino de 4 anos

LUCÉLIA - Mães de filhos portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 se solidarizaram com o drama vivido por uma família de Lucélia e fizeram nesta terça-feira (28), a doação de insumos e materiais que agora garantem a continuidade do tratamento de um menino de 4 anos, morador na cidade, que é insulino dependente.

O fornecimento dos medicamentos pela saúde pública deveria ocorrer dentro do que é direito constitucional do cidadão, mas a família do garoto precisou entrar na Justiça para assegurar que o menino pudesse ter acesso a medicamentos, insumos e outros materiais adequados às suas necessidades, em razão da doença, como mostrou nesta segunda-feira (27) o Aqui Lucélia.

Segundo o pai do menino, o contador Leandro Menezes Capetta, a decisão da Justiça, na Comarca de Lucélia, foi em fevereiro deste ano, onde um mandado de segurança determinou que a saúde pública fornecesse os medicamentos e os demais itens relacionados em laudo médico que fez parte dos autos. O fornecimento, todavia, segundo o pai, não ocorre com a regularidade, o que põe em risco a saúde da criança.

Leandro disse que neste mês de setembro foi fornecido apenas parte dos materiais. Com o passar dos dias, sem resposta nem solução pelo poder público, viu a disponibilidade dos medicamentos e demais insumos reduzindo diariamente, em casa, em razão do uso continuado e monitoramento 24 horas do filho, quando então decidiu procurar a Polícia Civil e relatar o não cumprimento da determinação da Justiça. O juízo da Comarca também deve ser informado, nos autos, sobre esses novos fatos.

QUANTIDADE EM CASA ERA SUFICIENTE APENAS PARA ESTA TERÇA-FEIRA - A agonia dos pais do menino ficou ainda mais dramática com o fim dos insumos usados no tratamento da criança, suficientes até esta terça-feira. Sem a retaguarda do poder público, assegurada constitucionalmente, e mesmo com o mandado de segurança vigente, o alívio temporário, e urgente, chegou pela iniciativa solidária de mães, na região, que também têm filhos com Diabetes Mellitus Tipo 1 e se sensibilizaram, fazendo a doação dos materiais que agora garantem a continuidade do tratamento do morador luceliense, por um novo período.

O não tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 1 ou a interrupção do tratamento pode trazer consequências graves e até fatais ao paciente, com risco de cegueira, acidentes vascular cerebral, gangrena dos membros inferiores e confusão mental (que pode desencadear acidentes ao paciente), e ainda evoluir para a fatalidade.


Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista