Lançamento de 24 mil litros de água em 16 viagens de avião ajuda a combater incêndio no Parque Estadual do Rio do Peixe
Nossa Lucélia - 27.09.2021


Área atingida pelo fogo corresponde a 300 hectares, metade dos quais formada por vegetação rasteira e o restante composto por reflorestamento e matas ciliares

LUCÉLIA - O combate ao incêndio que destruiu uma área de 300 hectares de vegetação no Parque Estadual do Rio do Peixe, no fim de semana, contou com o auxílio de uma aeronave de asa fixa, contratada pela Fundação Florestal, que fez 16 viagens e lançou um total de 24 mil litros de água sobre os focos de chamas.

Segundo a Fundação Florestal, o incêndio teve início na manhã de sábado (25) e foi controlado ainda no domingo (26), por volta das 12h, em Ouro Verde (SP).

Depois do controle do fogo, foram realizadas ações de rescaldo na área atingida. Esse trabalho continuou nesta segunda-feira (27) pelas equipes de monitoramento para evitar a reignição de focos no local.

A área atingida pelo fogo corresponde a aproximadamente 300 hectares, metade dos quais formada por vegetação rasteira (braquiária) e o restante composto por mata de reflorestamento e por matas ciliares.

Não há registro de animais mortos.

Em 2021, a Fundação Florestal investiu mais de R$ 11,5 milhões, provenientes de recursos próprios e da Câmara de Compensação Ambiental, na Operação Corta-Fogo.

O montante é utilizado para a implementação e a manutenção de aceiros, além da contratação de bombeiros civis, aeronaves e equipamentos de proteção individual, entre outras medidas.

Segundo a Fundação Florestal, estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica, ou seja, causada pelo homem de maneira acidental ou intencional.

“O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle. Em 2020, por exemplo, mais de 90% dos 274 focos tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas”, salientou o órgão estadual que é o responsável pelo Parque Estadual do Rio do Peixe.




Fonte: g1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista