Pedágios em Inúbia Paulista, Martinópolis e Parapuã vão operar com lombadas eletrônicas
Nossa Lucélia - 23.07.2021


Funcionamento está em fase educativa, que segue até segunda-feira (26), na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425)

REGIÃO - A operação do sistema de lombadas eletrônicas em pistas de cobranças automáticas e mistas, nas praças de pedágios em Inúbia Paulista (SP), Martinópolis (SP) e Parapuã (SP), segue até segunda-feira (26) em fase educativa.

A partir da 0h de terça-feira (27), condutores que ultrapassarem a velocidade permitida de 40 km/h estarão sujeitos a multa, que será aplicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

De acordo com Eixo SP Concessionária de Rodovias, que integra o Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, as lombadas estão instaladas nos seguintes locais:

· Parapuã, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), km 554,7

· Inúbia Paulista, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), km 581,7

· Martinópolis, na Rodovia Assis Chateaubriand (SP4-25), km 400,1

Ainda conforme a concessionária, a instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o governo paulista, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos trabalhadores que atuam nas praças de pedágios.

A Eixo SP explicou que a concessionária não atua na fiscalização ou na aplicação de multas.

“Neste caso, está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e a gestão das multas são de responsabilidade do DER”, informou o superintendente de Operações da concessionária, Rogério Rodrigues.

A orientação é que, mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar “dentro do limite de velocidade indicado nas placas, que estão sempre à disposição dos condutores”.

“A velocidade máxima permitida para essa passagem visa a coibir excessos, e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio”, salientou a Eixo SP.

Para trafegar pela pista automática de cobrança, o usuário deve possuir o sistema eletrônico de cobrança. Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade aos poucos e entrar na pista de cobrança automática. Haverá a liberação luminosa do semáforo, seguida do levantamento da cancela.

A cobrança nos pedágios de Inúbia Paulista, Martinópolis e Parapuã teve início no último dia 15 de julho.

Na região de Presidente Prudente (SP), existem também outras quatro praças de pedágios na área de concessão sob a responsabilidade da Eixo SP, mas estas ainda não têm previsão de quando entrarão em operação. São duas na SP-294, em Pacaembu (SP) e em Santa Mercedes (SP), uma na SP-425, em Indiana (SP), e uma na Rodovia Homero Severo Lins (SP-284), em Rancharia (SP).

No total, são sete cidades com pedágios administrados pela Eixo-SP em três rodovias na região de Presidente Prudente.

A empresa assumiu em junho do ano passado a responsabilidade por trechos rodoviários da malha concedida pelo governo do Estado de São Paulo.


Fonte: G1 Presidente Prudente

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