Geração de emprego na região desacelerou em abril, aponta o Caged
Nossa Lucélia - 29.05.2021


Apesar de positivo, o resultado colocou abril como o pior mês na criação de empregos em 2021

REGIÃO - A microrregião de Adamantina teve desaceleração na geração de emprego, mesmo assim fechou abril com saldo positivo pela quarta vez em 2021. Foram 107 vagas abertas no quarto mês do ano.

A informação foi divulgada na última quarta-feira (26), pelo Ceged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

Após o fim de 2020 com desempenho negativo em parte dos 14 municípios que formam a microrregião, o resultado voltou a ficar satisfatório no início deste ano, chegando ao saldo de 855 empregos formais em fevereiro.

Porém, as medidas de contenção da pandemia, como as restrições para o funcionamento de diversas atividades consideradas não essenciais, colaboraram para a desaceleração. Em paralelo, há perda no poder aquisitivo do consumidor.

No mês de março foram criados 568 postos de trabalho com carteira assinada e agora, em abril, apenas 107 novas oportunidades abertas.

“A desaceleração se deve a segunda onda da covid. Havia uma expectativa desde ano a economia ser reativada, mas ainda nem todos os setores funcionam, nem todos estão abertos normalmente. E isso se reflete nas contratações. O saldo é ainda positivo porque os prejuízos no último ano foram grandes, e várias áreas necessitavam fazer contratações para retornar as atividades e produção”, explica o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), Sérgio Vanderlei.

O agronegócio e serviços são os principais geradores de emprego na microrregião. Em 11 das 14 cidades, os setores sobressaíram em comparação com as demais áreas da atividade econômica.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, observa a queda no número de demissões no último mês em todo o país. “Observamos uma queda nas demissões, ainda que tivemos um mês impactado pela pandemia, mesmo ainda sem o benefício emergencial ter sido lançado. Isso demonstra confiança dos empregadores e dos trabalhadores nas medidas do governo”, explica.

O saldo nacional de abril, de 120.935 postos de trabalho formais, foi resultado de 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos. “Hoje temos ainda mais de 14 milhões de desempregados, recorde da série histórica. A economia não está se recuperando totalmente”, ressalta Sérgio Vanderlei.

GERAÇÃO DE EMPREGO NA MICRORREGIÃO

Cidade
Em Abril No Ano
Adamantina
+152
+610
Flora Rica
+9
+2
Flórida Paulista
+21
+241
Inúbia Paulista
-1
+13
Irapuru
+7
+6
Lucélia
-133
+11
Mariápolis
+4
+7
Osvaldo Cruz
+44
+205
Pacaembu
-1
+34
Parapuã
+36
+379
Pracinha
+4
+9
Rinópolis
+13
+16
Sagres
+1
+1
Salmourão
-49
+131



Fonte: João Vinícius _ Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista