Plano Diretor estabelece que todo imóvel, construído ou não, tenha no mínimo uma árvore em frente
Nossa Lucélia - 13.05.2021


As informações para se adequar ao projeto de arborização urbano de Tupã estão no site oficial da Prefeitura

TUPÃ - A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou o levantamento arbóreo de todas as áreas da cidade para identificar a quantidade de árvores plantadas na zona urbana.

Segundo informações da Pasta, o levantamento apontou 4.594 endereços que estão em desacordo com o Plano Diretor e não possuem nenhuma arborização em frente às residências ou possui arborização fora dos padrões.

O balanço ainda aponta que a zona Leste é a área da cidade que apresenta a maior porcentagem de endereços fora dos padrões do Plano, com 42% do levantamento. Já o Centro foi apontado com 25%, as zonas Norte e Oeste com 13% e a zona Sul com 7%.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, explicou que a execução do levantamento foi necessária devido à determinação do Plano Diretor, onde estabelece que todo imóvel, construído ou não, tenha no mínimo uma árvore em frente.

“Já podíamos identificar que inúmeros endereços do município não possuíam nenhum tipo de arborização ou possuía, mas em desacordo com o Plano. Agora, com o levantamento completo, podemos identificar com exatidão estes pontos e orientar da melhor forma a população sobre as ações necessárias para se adequarem com as exigências arbóreas”, contou.

Zé ainda explicou quais serão os resultados deste levantamento e qual será a participação da população, que com ações simples poderão ajudar a Prefeitura a tornar todas as áreas do município verdes e de acordo com os objetivos do Plano Diretor.

“O plantio e adequação dos endereços é totalmente obrigação dos proprietários, mas a Prefeitura oferece todo o suporte necessário para que todos estejam de acordo para comportar as mudas compatíveis a estrutura de suas calçadas”, disse.

Para aqueles que ainda não sabem se precisam se adequar ao projeto de arborização urbana de Tupã, o Secretário informou que basta acessar o site oficial da Prefeitura com o link tupa.sp.gov.br, localizar no canto direito a opção Meio Ambiente e clicar no ícone Cadastro Positivo.

“Lá terá todas as opções, onde o morador poderá informar e enviar fotos à Prefeitura sobre as árvores que já dispõe dentro dos padrões do município. Também será possível solicitar auxílio da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Trânsito para a adequação da calçada que receberá o plantio, como a abertura do solo nas medidas certas para comportar as raízes da muda”, informou.

Também é possível solicitar mudas na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na rua Francisco Budaibes – 101. Após a solicitação, as equipes da Secretaria farão visita técnica para identificar quais mudas se encaixam melhor nos padrões da calçada do munícipe.

O vice-prefeito Renan Pontelli disse que agora é a vez da população contribuir para tornar a cidade de Tupã referência na arborização. “É importante ressaltarmos que poderá haver a necessidade de corte de árvores que não se enquadram nos padrões, mas que com a ajuda da Secretaria e interesse da população, serão todas substituídas ppor árvores dentro dos padrões necessários”, contou.

O prefeito Caio Aoqui, também explicou que as ações conjuntas das Secretarias beneficiarão toda a população, dando suporte necessário para que todos possam aderir aos padrões arbóreos.

“Aumentar a área verde da cidade é um dos principais objetivos nossos. Por isso, oferecemos todo o suporte necessário que a população precisar, basta procurar a Secretaria e solicitar os serviços necessários”, ressaltou.


Fonte: Mais Tupã

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista