Moradores de Dracena vacinados contra a Covid-19 com doses vencidas serão imunizados novamente neste sábado
Nossa Lucélia - 30.04.2021


Somente as 80 pessoas que tomaram o imunizante da OxFord-AstraZeneca, do lote 4120Z001, devem procurar a Policlínica, no Bairro São Cristóvão, das 8h às 12h

DRACENA - Neste sábado (1º), as 80 pessoas que receberam as doses vencidas da vacina contra a Covid-19, em Dracena (SP), serão novamente imunizadas. A ação será no período da manhã, apenas para este grupo.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as doses fora do prazo de validade são do lote 4120Z001 da fabricante OxFord-AstraZeneca e foram aplicadas entre os dias 14 e 15 deste mês.

“A recomendação [técnica] da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar essas 80 pessoas com a vacina do mesmo fabricante”, informou a pasta municipal.

A vacinação apenas dessas 80 pessoas será feita das 8h às 12h, na Policlínica, no Bairro São Cristóvão. É necessário levar documento com foto.

NOTA DO ESTADO

A Prefeitura de Dracena também divulgou a nota na íntegra enviada pelo governo estadual. Confira abaixo.

“Vacinas fora do prazo de validade: todas as vacinas têm um prazo determinado pelo fabricante. É improvável que a vacina deixe de vigorar no dia do vencimento; todavia, existe a possibilidade de degradação da vacina ao longo do tempo e a consequente diminuição da sua potência. Por esse motivo, quando uma vacina é administrada fora de seu prazo de validade, a revacinação deve ser considerada seguindo as recomendações contidas no cronograma de revacinação".

Assim sendo, as doses das vacinas vencidas usadas em Dracena foram consideradas inválidas.

Entre as recomendações do Estado estão:

· Notificar todos os casos de erro de vacinação no Vacivida/módulo EAPV e encaminhar os códigos para encerramento;

· Refazer as doses com o mesmo imunobiológico envolvido nos erros. Por se tratar de uma vacina de vírus não replicante, os pacientes podem ser vacinados sem intervalo mínimo a partir do erro. Para aqueles que tiveram evento adverso sistêmico leve após a dose vencida, vale lembrar que o risco de evento adverso após uma segunda dose é menor;

· Adequar as condutas dentro das salas de vacina do município em questão, promovendo treinamentos e criação de procedimentos operacionais padrões em imunização (ver documento Técnico da Campanha). A data de validade e a temperatura de conservação devem ser sempre verificadas antes de se usar o frasco de uma vacina. Além disso, no ato da administração da dose é importante verificar o volume aspirado para que o mesmo atenda o preconizado por cada fabricante.

A nota é assinada pelo médico Eder Gatti, da Divisão de Imunização/Centro de Vigilância Epidemiológica/Coordenadoria de Controle de Doenças/Secretaria de Estado da Saúde.


Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista