Em 26 de maio de 1.946, o Prefeito Municipal e fundador da cidade, Dr. Luiz Ferraz de Mesquita, convocou alguns cidadãos lucelienses, para a realização de uma Assembléia com o intuito da construção da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia.
Compareceram 46 pessoas. Às 15:30 hs, assumiu a presidência da reunião o Dr. Luiz Ferraz de Mesquita, como secretário o Sr. Eduardo Melchert de Castro e os Srs. Thomaz de Aquino Santos de Abreu e Alfredo Figueiredo de Araújo, para tomarem parte na direção dos trabalhos.
A L.B.A. de São Paulo, enviou o modelo do Estatuto, que foi adaptado para Santas Casas e com algumas modificações necessárias, foi adaptado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia.
Aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao Cartório de Registro da Comarca de Lucélia, ato que registrou e proclamou a fundação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia.

A Santa Casa de Misericórdia de Lucélia, foi inaugurada em 1º de abril de 1.950.

A Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Lucélia, atualmente sobre intervenção municipal a cargo de Bendito Luiz Braga de Souza, desempenha magnífico trabalho junto a nossa comunidade. Conta com 98 leitos, Laboratório próprio, Centro radiológico, UTI, 3 salas de cirurgias, Oficina de manutenção, Lavanderia Industrial, Maternidade, Pediatria, Pronto Socorro e Ambulatório (24 horas).

Localiza-se à Rua Manoel Lopes, 410 - Centro - CEP 17780-000 - Tel.: (18) 3551-1166 - r. 364 Fax: (18) 3551-2299 - r.342


Foto da Inauguração da Santa Casa - 1º de abril de 1950 


O Diário Oficial de 22 de novembro de 1.961 trouxe a publicação da criação do Dispensário de Tuberculose de Lucélia, sob a responsabilidade de Dr. José Maria de Mello Barros, com a finalidade de tratar pacientes com tuberculose.
Nesta época já funcionava o Posto de Saúde e o Posto de Puericultura. Cabia ao Posto de Saúde, aplicar vacinas, emitir atestados médicos, licenças de saúde e serviços de saneamento; chefiava o Posto de Saúde o Dr. Leonardo de Moura Campos. O Posto de Puericultura tinha como chefe o Dr. José Fontão de Souza, médico pediatra e o Dr. José Shissei Tioma como médico obstetra. Forneciam leite fluído em mamadeiras, administravam vacinas antitetânicas e realizavam consultas médicas.

Em 1.970, o Posto de Saúde que funcionava na Av. Internacional juntou-se ao Posto de Puericultura, próximo à Santa Casa local sob a chefia do Dr. Milton Monte de Oliveira.

Em 1.971, no governo de Abreu Sodré, com a inauguração do Centro de Saúde atual, foram unificados estes serviços, que ficaram sob a responsabilidade do Dr. Milton até 1.992.

O convênio de municipalização em adesão ao SUDS - SP aconteceu em 1º de agosto de 1.988, e em 22 de dezembro do mesmo ano foi firmado o termo de cessão de uso dos bens móveis e equipamentos de propriedade do estado, pelo município.

Com a Lei Municipal nº 2.225/91, de 09 de setembro de 1.991, ficou instituído o Fundo Municipal de Saúde.

O Centro de Saúde além de atendimento médico especializado, tem o Programa em Odontologia, com procedimentos coletivos, atendendo 2.000 crianças da pré-escola e primeiro grau.


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
    Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista