Futebol amador de Lucélia movimentou fazendas e bairros nas décadas de 1970 e 1980
Nossa Lucélia - 04.12.2011


Aos domingos, tratores e caminhões repletos de jogadores e torcedores, seguiam rumo à fazenda onde haveria o jogo

LUCÉLIA - Já é do conhecimento de todos que o município de Lucélia, teve metade de sua população residindo na zona rural. Na época do auge da cultura cafeeira, a grande riqueza de Lucélia, vinha da zona rural, com grande produção de café, amendoim e algodão.

Muitos sítios e fazendas tinham “colônias”, onde famílias moravam e compartilhavam o dia a dia. Época de fartura nos sítios, com grandes quermesses que movimentavam os sitiantes nos sábados à noite, logo após a celebração da missa.

A maior paixão nacional não podia ficar de fora na zona rural da cidade. Aos domingos, havia diversos torneios de futebol amador nas fazendas do município. Uma multidão de jogadores, torcedores e admiradores do esporte mais praticado no Brasil.

Haviam times de futebol na Recreio, Floresta, União, Barreirinho, Colônia Paulista, Jardim Novo, Bairro Mil Alqueires e no campo do bairro Três Botecos, época que o bairro pertencia ao município de Lucélia.

Aos domingos, tratores e caminhões repletos de jogadores e torcedores, seguiam rumo à fazenda onde haveria o jogo ou a disputa do torneio. Ali, ao redor do campo, os jogadores realizavam várias partidas, até a consagração final do campeão. Quando a disputa era um simples amistoso, os moradores dos bairros e fazendas, conseguiam formar até dois times. Na preliminar havia o jogo do segundo time, também chamado de “Cascudão”, e depois o jogo final entre os titulares.

Um dos times mais populares dessa época na zona rural de Lucélia, foi a equipe do Mil Alqueires F.C., que mandava seus jogos no campo do Mil Alqueires, que hoje, foi desativado e virou plantação de cana. Quem viveu a época diz que em torneios e jogo do time no campo, ficavam ao redor, cerca de 300 a 400 pessoas. Em jogos mais difíceis contra times da cidade, a plateia de torcedores aumentava. Hoje, parece impossível alguém crer que em jogos nas fazendas de café, ou bairros da zona rural da cidade, podia conseguir uma grande torcida, formada na maioria das vezes, por moradores da localidade.

O time do Mil Alqueires F.C. conseguiu o título do Campeonato Varzeano de Futebol. Na disputa do torneio de futebol que classificou uma equipe de Lucélia, para ir a São Paulo, jogar o torneio “Desafio ao Galo”, a equipe do Mil Alqueires foi vice-campeã, perdendo a final para a equipe do Leite Lucélia.



Fonte: Marcos Vazniac / Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2011 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista