Tupã aguarda os recursos para instalar central do SAMU
Nossa Lucélia - 04.08.2010



TUPÃ - A Construtora Bardelin é quem vai fazer a reforma do prédio localizado na rua Tapajós, ao lado do Posto de Bombeiros, que vai sediar a base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), regional de Tupã.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde, através da Coordenadoria do SAMU, deu parecer favorável a liberação dos recursos antes do prazo eleitoral. A expectativa é que a verba seja liberada em breve. A obra contará com investimentos de R$ 120.377,13.

A base operacional do SAMU, regional de Tupã, terá salas de coordenação geral, de coordenação de enfermagem, de administração, recepção, de coordenação médica, de reunião, área de convivência, central de esterilização de materiais e rampa de acesso para pessoas com deficiência física.

Os profissionais que irão trabalhar na Central de Regulação, no veículo de suporte básico e suporte avançado, já foram selecionados através de concurso público. Tupã e Adamantina contarão com suporte básico e suporte avançado. Também algumas cidades da região já receberam os suportes básicos.

O governo federal custeará as viaturas e equipamentos necessários para a implantação dos serviços e ainda deverá assumir 50% do custo de manutenção. Já o governo estadual será responsável por 25% das despesas, enquanto o município pagará os 25% restantes.

Na semana passada, durante inauguração da USF Velline/Marabá, o vice-prefeito César Donadelli destacou que a implantação do SAMU e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída próximo ao Terminal Rodoviário, são serviços que serão oferecidos a população de Tupã e região em razão da organização e estrutura da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O SAMU tem por finalidade prestar socorro à população em casos de emergência, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atenderão as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental médico regulador, fazendo o diagnóstico da situação e iniciando o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.


Fonte: Folha do Povo (Tupã)




Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista