Um ano de Boletim de ocorrência eletrônico, sucesso que será ainda mais ampliado
Nossa Lucélia - 31.03.2010



358 horas (15 dias) de patrulhamento a mais no ano

TUPÃ - No dia 16 de fevereiro, o boletim de ocorrência eletrônico implantado na sede da 2ª Cia PM, pelo seu comandante, Cap PM Fernando Marcos Bigeschi, completou um ano de funcionamento, nesse ano foram confeccionados 522 boletins de ocorrências, sendo: 308 de acidente de trânsito, 13 de comunicação de fato; 200 de preservação de direito e 01 de dano.

A medida foi implementada a fim de aumentar as horas de patrulhamento preventivo, pois inúmeras ocorrências confeccionadas eram apenas cartorárias e tomavam o tempo de patrulhamento preventivo das viaturas, assim, com a mudança foi possível que fossem liberadas 358 horas para o patrulhamento, o que corresponde a quinze dias de serviço.

O boletim eletrônico realizado pela Polícia Militar, não veio somente a contribuir para a eficiência do policiamento, mas também melhorou a qualidade dos documentos confeccionados, propiciando uma melhora no conforto e comodidade das pessoas que procuram tais serviços, pois antes da medida, o policial realizava o boletim de próprio punho, em via pública, sendo um desconforto para todos, pois ficavam a mercê do sol, chuva, e outras intempéries; depois disso os envolvidos ainda tinham que se dirigir ao quartel para retirar o documento original, e de posse desse documento ainda tinham a necessidade de ir ao comércio para tirar sua cópia, sendo que na devolução do original essa xerocópia era autenticada; no entanto, hoje, além do boletim ser realizado em local muito mais salubre, sua confecção ainda é realizada no computador, melhorando a qualidade e legibilidade do texto, além do fato do interessado já receber a cópia de seu interesse no ato.

Cabe lembrar ainda que, através de levantamentos do Cmt de Cia, Cap PM Bigeschi, o serviço pode ser ampliado, pois várias ocorrências ainda continuam sendo realizadas em via pública, tal fato vem acontecendo por vários fatores, como o hábito da população em querer a resposta imediata da sua ocorrência, sem saber que o registro no quartel possui o mesmo valor.

Muitas vezes, o próprio policial que atende no local fica constrangido em explicar para que os envolvidos se dirijam a sede da Polícia Militar, pois acreditam que sua negativa de confecção do boletim possa ser encarada como falta de vontade de trabalhar e atender bem.

Assim serão realizadas novas instruções em âmbito interno, como também será aumentada a divulgação do serviço para que a população se acostume com o serviço, tudo para que sejam liberadas mais horas de policiamento para nossa população.


Fonte: Do Unisite



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