Polícia Científica de Tupã é modelo no estado
Nossa Lucélia - 26.03.2010



TUPÃ - Cerca de 200 pessoas prestigiaram a solenidade de inauguração da nova sede da Polícia Científica de Tupã. O prédio, localizado na avenida Aníbal Davoli, no Jardim Casari, foi um dos primeiros a ser construído dentro do novo modelo organizacional adotado pela Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado, reunindo no mesmo local o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML).

A solenidade contou com a participação de vários representantes do governo estadual, como o superintendente da Polícia Técnico Científica, Celso Perioli; o diretor estadual do Instituto de Criminalística, Carlos do Valle Fontinhas e o diretor estadual do Instituto Médico Legal, Roberto Souza Camargo.

O chefe da Equipe do Instituto de Criminalística de Tupã, José Marcelo Dalmazo, abriu a série de discursos recordando o início dos trabalhos do IML em Tupã, em 17 de dezembro de 1968, e do IC, instalado na cidade em 22 de junho de 1988.

Ele também falou dos esforços visando à construção da nova sede, iniciados em 2005, que contou com a união de forças entre a Câmara Municipal, liberada pelo presidente Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, e do Executivo tupãense, que através do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, doou o terreno de 2.500 metros quadrados para construção do prédio.

Dalmazo também agradeceu a Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, que escolheu Tupã para receber a primeira das 11 novas unidades da Polícia Científica construídas em todo o estado. O chefe do IC finalizou agradecendo a equipe, a família e a todos que diretamente ou indiretamente participaram da concretização da obra.

O chefe da equipe do Instituto Médico Legal de Tupã, o médico Jairo Almeida da Silveira, discursou em seguida estendendo os agradecimentos ao ex-prefeito Manoel Gaspar, que incorporou ao patrimônio público o terreno que posteriormente foi doado pelo prefeito Waldemir, possibilitando a concretização da obra.

Ele também agradeceu os investimentos do governo estadual, que destinou cerca de R$ 1 milhão e 300 mil para construir, equipar e mobiliar o novo prédio e falou do orgulho da obra ser concluída por uma empresa tupãense. O prédio foi finalizado pela Constac Construtora, que assumiu a obra após a empreiteira contratada inicialmente ter abandonado os trabalhos.  

Já o diretor do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo, Roberto Souza Camargo, que assumiu o cargo há três meses, falou da alegria de participar da inauguração da nova sede da Polícia Cientifica de Tupã, que ele considera modelo e exemplo para todo o estado.

Camargo agradeceu o prefeito Waldemir e o vereador Ribeirão por não terem medido esforços para viabilizar a obra e parabenizou a equipe da Polícia Científica de Tupã pelo comprometimento, seriedade e dedicação com que desenvolvem o trabalho.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Ribeirão destacou a importância da participação do Legislativo para a concretização do novo prédio e elogiou o IML e o IC de Tupã. Segundo ele, as equipes locais sempre superaram todas as adversidades, prestando os serviços com total eficiência, mesmo quando estavam instaladas em precárias instalações.

O vice-prefeito César Donadelli lembrou que a nova sede da Polícia Científica de Tupã é um dos melhores do estado, superando inclusive cidades de maior porte como Marília e destacou a importância da sinergia envolvendo, as equipes do IC e do IML, os poderes Executivo e Legislativo municipais e o governo estadual.

O superintendente da Polícia Técnico Científica, Celso Perioli, que foi homenageado pela prefeitura, sendo considerado hóspede oficial do município, considerou a Polícia Científica de Tupã um exemplo de superação. Ele destacou que a unidade local iniciou as atividades em um imóvel com apenas quatro salas e hoje ocupa um moderno prédio de 900 metros quadrados e parabenizou o médico Júlio Suga, que foi o primeiro médico legista na região compreendida entre Bauru e Presidente Prudente.

Perioli também falou das atribuições da Polícia Técnico Científica e da atuação do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, que é fundamental para desvendar um crime, colaborando para a identificação e condenação do criminoso. Além de auxiliar a Justiça, o trabalho da Polícia Cientifica, segundo ele, é vital para combater a sensação de impunidade.

Ele ainda explicou os novos padrões de funcionalidade e acessibilidade adotados pela Secretaria da Segurança Pública, que busca tornar os trabalhos da Polícia Científica mais eficientes e mais ágeis, garantindo melhor condições de trabalho às equipe e menor sofrimento às vítimas e seus familiares.

O superintendente também prestou uma singela homenagem às equipes que trabalham em Tupã e ressaltou a importância da unidade local, que atende a mais de 140 mil pessoas, distribuídas em outras cidades, incluindo Arco-Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana e Rinópolis.

O prefeito Waldemir encerrou os discursos agradecendo o governo estadual pelos investimentos realizados na cidade. De acordo com o chefe do executivo, além da nova sede da Polícia Científica, Tupã está sendo recebendo outras importantes conquistas, como a nova sede da Polícia Militar, que também já está concluída, além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), a reforma do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre” e a reforma e ampliação do prédio do Fórum da Comarca.

Waldemir também parabenizou a equipe liberada por José Marcelo Dalmazo e pelo médico Jairo Almeida da Silveira pela perseverança e obstinação, mantendo a dedicação ao trabalho apesar de todas as dificuldades e percalços enfrentados durante a construção do prédio.

Fonte: Da Folha do Povo (Tupã)



Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista