Osvaldo Cruz registra primeira morte por leishmaniose visceral
Nossa Lucélia - 24.03.2010



OSVALDO CRUZ - A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nessa terça-feira (23), que já foram confirmados dois casos de leishmaniose visceral este ano e a primeira morte pela doença.

O primeiro caso da doença diagnosticado na cidade desde 2007 é de um homem de 63 anos de idade, que começou a apresentar sintomas da doença no dia 10 de dezembro do ano passado, mas só foi diagnosticado em 10 de março e foi submetido à primeira fase do tratamento. Agora ele aguarda o início da segunda parte do tratamento em casa.

Já o segundo caso do ano é de um homem de 40 anos de idade, que teve início de sintomas no dia 12 de dezembro. Segundo a Secretaria de Saúde, este paciente, além da leishmaniose, tinha uma série de outras doenças que agravaram seu quadro clínico. O diagnóstico da leishmaniose foi feito em 16 de março e no dia 17 o paciente deu início ao tratamento. Entretanto, na última sexta-feira (19) o homem veio a óbito. O paciente era um trabalhador braçal.

A orientação da Vigilância Epidemiológica, neste caso da leishmaniose, é que a população evite acúmulo de material orgânico nos quintais, locais onde o mosquito palha, vetor da doença, se reproduz.

Também orienta que os proprietários de cães fiquem atentos ao fato de animais doentes. Em qualquer caso a recomendação é que a Vigilância Epidemiológica seja procurada. Mais informações pelo telefone (18) 3528-9500.


Fonte: Do GN Online / Assessoria de Imprensa



Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista