Osvaldo Cruz inaugura escola de Educação Ambiental
Nossa Lucélia - 24.03.2010



OSVALDO CRUZ - Depois de conseguir classificação como município Verde e Azul, Osvaldo Cruz inaugurou no Dia Mundial da Água sua Escola Municipal de Educação Ambiental. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano, entre outras autoridades na tarde desta segunda-feira, 22.

A EMEA "João Manso Gorjon" representa não apenas a abertura de uma escola voltada unicamente à educação para alunos do ensino fundamental no que se refere ao meio ambiente mas também a recuperação de um espaço abandonado e um dos principais bairros rurais de Osvaldo Cruz.

Para o prefeito Valter Martins a reabertura da escola do bairro Lagoa Azul é um passo adiante na política governamental do meio ambiente do município. "Este patrimônio é muito importante não apenas para os moradores do local, mas principalmente para nossas crianças que vão receber educação na zona rural e perto da natureza. A escola está localizada a menos de 100 metros de um córrego e possui espaços apropriados para um viveiro de mudas, uma área de preservação permanente (que será formado) e ainda espaços para refeições ao ar livre", disse.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, destacou a criatividade do município de Osvaldo Cruz em fazer funcionar sua escola ambiental numa área privilegiada quando o assunto é ecologia. "Antigamente era comum o funcionamento de escolas rurais. Quantas não são as cidades que têm dezenas de escolas como esta abandonadas. Osvaldo Cruz saiu na frente com o exemplo de adequação de espaço físico, valorização do patrimônio e principalmente na formação de nossas crianças", afirmou.

A escola

Inicialmente voltada aos alunos do 5° ano do ensino fundamental da rede pública municipal. Os alunos serão levados num ônibus especialmente preparado para o transporte das crianças que tem entre 9 e 10 anos de idade.

"Inicialmente serão perto de 200 alunos atendidos. Depois será ampliado para as demais classes da rede municipal, que hoje assiste a 2,3 mil alunos", disse a secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Del Fáveri Cório.

A escola conta com quadra esportiva, local para formação de viveiro de mudas, espaço para formação de bosque com espécies nativas, áreas de refeitórios coberta e outra ao ar livre, além de ambientes pedagógicos que vão trabalhar conteúdos como fauna e flora, água, poluição e ar, além de biblioteca.


Fonte: Do Bastos Já / Assessoria de imprensa



Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista