Waldemir, Schiavon e produtores pleiteiam a ativação do Núcleo de Produção de Sementes de Amendoim em Lucélia
Nossa Lucélia - 20.03.2010



Iniciativa beneficiaria produção de sementes com maior qualidade e pureza e aumento na produção de sacas por hectare


LUCÉLIA - Estiveram nesta semana, em São Paulo, o prefeito, Waldemir Gonçalves Lopes, o secretário da Agricultura, Edson Schiavon,o deputado estadual, Reinaldo Alguz, o diretor da Coordenadoria Agrícola Técnica Integral (CATI) de Tupã, Paulo Makimoto, o presidente da Associação dos Beneficiadores de Amendoim do Estado de São Paulo (ABAESP) Antonio Fernandes Campos e o presidente da Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (CAMAP) Romildo Contelli, onde se reuniram com o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, para tratar da reativação do Núcleo de Produção de Sementes na cidade de Lucélia. A proposta terá a parceria dos produtores de amendoim da Camap.

Waldemir disse que o objetivo da reativação do Núcleo de Produção de Sementes na cidade de Lucélia é garantir a pureza das sementes básicas. “Um dos objetivos lá, foi reivindicar ao governo do Estado que acampe a idéia de produzir sementes geneticamente puras no campo separado, com beneficiamento separado, para que estas sementes fossem multiplicadas pelos produtores e utilizadas para o plantio”. Schiavon explicou que a idéia é utilizar as sementes produzidas no Núcleo somente para o plantio e os grãos dela para a comercialização.

Para o prefeito, a idéia da reativação do Núcleo “foi bem aceita”. Waldemir também agradeceu o apoio do deputado Reinaldo Alguz, que sensibilizou sobre a necessidade de reativação do núcleo de sementes de amendoim para o fortalecimento do setor na região.

Na oportunidade, completou que o governo verificará o custo da ativação do Núcleo em Lucélia, para que então sejam viabilizados os recursos. Ressaltou que para o Estado é mais viável reativar o Núcleo em Lucélia, do que construir um novo, pois lá tem toda a estrutura como barracões e área para realizar a produção de sementes puras. Para Schiavon, a reativação do Núcleo de Produção de Sementes é necessária para a economia do município. “O amendoim é extremamente importante para toda a cadeia produtiva desde o produtor, o beneficiador e até o industrial”.

Ressaltou também que este projeto viabilizaria a integração com o Centro de Pesquisas de Variedades do Amendoim. De acordo com o secretário, a reativação do Núcleo de Produção de Sementes, aumentaria a média de produção por alqueire com a semente geneticamente melhorada e a variedade mais produtiva com maior potencial de produção. “Estas sementes seriam produzidas pelos institutos competentes como Instituto Agronômico de Campinas ou também a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias”.

Desativado, atualmente a estrutura em Lucélia conta com 7.500 metros quadrados de construção, onde no passado produziam-se sementes de amendoim. De acordo com o secretário, há necessidade de aplicação e investimento na estrutura em Lucélia, no que diz respeito aos maquinários de beneficiamento para o amendoim rasteiro.

Sobre a ativação dos maquinários, o secretário disse que o Governo se comprometeria avaliar o custo para modernizar os maquinários, e os produtores teriam que se reunir e avaliar como isto seria feito. “Eles entenderam a proposta e disseram que isto seria realmente importante para o apoio do poder público em investir na cultura do amendoim, que é economicamente importante para a economia da região e do país”.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista