Cinco partidos estão legalizados para lançarem candidatos nas próximas eleições de Lucélia
Nossa Lucélia - 05.08.2023


PT, PSDB, Republicanos, PSD e PP já estão aptos para as eleições municipais de 2024

LUCÉLIA - Se as convenções partidárias para escolha dos futuros candidatos a prefeito, vice e vereadores de Lucélia, fossem feitos nesta semana, apenas cinco partidos políticos (PT, PSDB, Republicanos, PSD e PP) estariam legalizados, ou seja, com diretoria legalizadas, estando aptos para escolherem seus candidatos nas futuras convenções em 2024.

Os demais partidos existentes em Lucélia PSB, PDT, Avante, Mais Brasil, União Brasil, PL, Podemos, PV, PC do B, MDB e Cidadania tem filiados em seus quadros, mas constam como inativos, ou seja, não tem diretoria ou comissão provisória legalizados. Para lançar candidatos os partidos precisam ter no mínimo uma comissão provisória ou diretoria legalizada junto à Justiça Eleitoral.

Como falta um ano para a realização das futuras convenções partidárias, tudo leva a crer que os políticos de Lucélia correrão, buscando legalizar novos partidos e consequentemente aumentar o poder de escolha dos eleitores.

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, para um cidadão ser candidato a prefeito, vice ou vereador é preciso que o mesmo esteja filiado a um partido político pelo menos seis meses antes da eleição.

Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos. Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).

Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2023 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista