Lucélia registra 97 casos de dengue - Prefeitura intensifica combate
Nossa Lucélia - 08.03.2010



LUCÉLIA - A Prefeitura Municipal de Lucélia, em parceria com o Centro de Saúde está intensificando o trabalho de combate ao mosquito da Dengue nas áreas onde foram registrados casos da doença, por meio de bloqueio de criadouros, rescaldo e nebulização com inseticida fornecido pela Sucen (Superintendência de Controle de Epidemias).

O trabalho está sendo realizado de casa em casa, auxiliado por duas máquinas (atomizador portátil), com a aplicação do inseticida. Os bairros onde foram localizados os primeiros casos, como parte da vila Rennó, da Rancharia, Nosso Teto I e ainda parte do Centro, estão sendo os alvos da equipe de combate à Dengue.

A aplicação é efetuada ao redor e no interior por meio das portas e janelas abertas de cada residência ou estabelecimento comercial, lembrando que o inseticida pulverizado mata apenas o mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da Dengue, e demais insetos voadores, não eliminando as eventuais larvas. Portanto, é importante que se evite a criação de novos mosquitos eliminando todos os recipientes e locais que possam acumular água, mesmo depois da residência ter sido nebulizada.

Após o término da aplicação, os moradores devem permanecer cerca de 20 minutos fora de casa. Muitas pessoas questionam sobre o método do caminhão da Sucen antes utilizado, que espalhava aquela fumaça branca pelas ruas. O problema é que muitas pessoas fechavam portas e janelas, impedindo o inseticida de entrar, e assim o trabalho perdia toda a eficácia, já que os mosquitos continuavam vivos no interior das residências.

Lucélia registra atualmente 97 casos de dengue confirmados e 57 suspeitos
Por esse mesmo motivo, a Prefeitura convocou funcionários de emergência, seguindo o Processo Seletivo e ainda realizou uma reunião onde foi definido um mutirão nos locais mais infectados que terá inicio na próxima semana, assim também como um trabalho de conscientização nas escolas em parceria com o Setor de Educação.

A Prefeitura e o Centro de Saúde são responsáveis pela prevenção e orientação, feita constantemente em toda cidade, e o trabalho do controle de vetores que continuará até que o número de casos da doença se estabilize.

Ressaltamos que a conscientização da população quanto aos cuidados que devem ser tomados é de grande importância, assim como a colaboração é a melhor maneira de se prevenir e evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.



Fonte: Do Site Clikar / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lucélia

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista