Saúde notifica mais 5 casos de dengue em Flórida Paulista
Nossa Lucélia - 05.03.2010



FLÓRIDA PAULISTA - Apesar de todos os esforços feitos pela Diretoria de Saúde de Flórida Paulista nas últimas semanas para combater a Dengue na área urbana, subiu para 25 o número de pessoas infectadas pela doença no Município.

No inicio da semana, a Diretoria de Saúde identificou e notificou mais 5 novos casos positivos de Dengue. A evolução do quadro clinico das vitimas da doença estão sendo acompanhados pela Saúde.

Desde o inicio de fevereiro, agentes comunitárias de saúde e da Vigilância Sanitária trabalham em ritmo intensificado, visitando imóveis de toda a cidade, onde realizam trabalho de orientação aos moradores, fiscalizam as condições de manutenção e higiene, além de eliminarem focos do reprodução do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da Dengue.

A eliminação do mosquito tem sido realizada desde o mês passado, quando contou com o apoio de homens da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Marília. A aplicação tem sido feita por meio da aplicação de inseticida (Malation), de maneira nebulizada, a fim de eliminar exemplares do mosquito, cobrindo uma maior área.

Entre as ações de combate a doença no Município, está a conscientização da população, que tem sido alertada constantemente por meio da imprensa local e de material informativo (panfletos) elaborado pela Diretoria de Saúde sobre os riscos e conseqüências que a Dengue pode expor.

Na última terça-feira, 2, em contato com a nossa reportagem, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Irene Rachel Duarte da Silva, disse que o trabalho realizado pela Saúde segue rigorosamente todas as normas de práticas de combate e prevenção contra a Dengue e outras endemias, no entanto, o trabalho poderá ser em vão, caso a população não se conscientize e adote alternativas efetivas e permanentes contra a doença.

Irene se referiu a manutenção dos imóveis, no que se diz respeito a limpeza e higienização por parte dos proprietários, inclusive de terrenos ou lotes vazios, que devem ser mantidos impróprios ao surgimento de focos de reprodução do mosquito da Dengue.

Alternativas simples como: eliminar recipientes que acumulam água, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, verificar freqüentemente as calhas, manter devidamente fechados caixas d'água e latas de lixo podem ajudar inibir o surgimento de focos de reprodução do mosquito e posteriormente prevenir a Dengue.




Fonte: Da Folha regional

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista