Salmourão será o primeiro município da região a receber o Sistema de Gestão Ambiental
Nossa Lucélia - 04.03.2010



PRESIDENTE PRUDENTE -  Salmourão será o primeiro município da região a receber a implantação do sistema de gestão ambiental, que pretende adequar ambientalmente os serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em relação ao tratamento de água e esgoto, cuidados com a mata ciliar, extinguindo, por exemplo, a eliminação de resíduos sem tratamento. 

Até esta quinta-feira (4), a companhia está oferecendo, em Presidente Prudente,  um curso de interpretação e formação de auditores internos das normas da ISO 14.001, que se refere ao Sistema de Gestão Ambiental, para 30 funcionários, entre eles, gerentes e superintendentes. 

O sistema de gestão ambiental é um mecanismo que regulariza a forma e princípios dos trabalhos realizados pela Sabesp, segundo o consultor em Sistema de Gestão Integrada, Mário Rogério Pontes, que informa estar adequando a companhia, desde março de 2009, nas exigências internacionais que se referem a compromissos com o meio ambiente para receber a certificação de implantação do sistema.

“Atualmente, os esgotos são tratados, mas os resíduos não. São lançados diretos na natureza. Com a implantação do sistema de gestão ambiental, isso, não será mais permitido. O material terá que ser coletado, adequado e conduzido ao aterro sanitário do município. Caso ele [município] não tenha aterro, terá que construir. Ou seja, o sistema traz benefícios em cadeia. E isso é só um exemplo de muitos outros que virão com esta implantação”, explica Pontes.

Outro ganho com o sistema é um maior cuidado com as matas ciliares. As margens das curvas d'água – local onde é lançado o esgoto tratado – serão reflorestadas, conforme o consultor ambiental.

Marabá Paulista e Mirante do Paranapanema também vão receber a implantação do sistema

Na região, a implantação nos municípios de Mirante do Paranapanema, Salmourão e Marabá Paulista será feita em dois lotes. Os dois primeiros a receberem o sistema serão: Mirante do Paranapanema e Salmourão, em maio deste ano. O segundo lote será em novembro e beneficiará a cidade de Marabá Paulista.

De acordo com o gerente do Departamento de Gestão Ambiental da Sabesp, engenheiro José Ricardo Rodrigues, o sistema está sendo implantado aos poucos em todas as unidades da companhia. A princípio, o custo para esta implantação é de R$ 300 mil, inicialmente em oito municípios sendo três da região e cinco de regiões vizinhas. São eles: Parnaso (distrito de Tupã), Pedrinhas Paulista, Quintana, Oriente e Oscar Bressane.

“O objetivo da Sabesp é implantar o sistema em todas as suas unidades. Em Presidente Prudente, a expectativa é que seja realizado no primeiro lote de 2011”, ressalta Rodrigues.




Fonte: Do Portal do Ruas / Paulo Fernandes

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista