38 mil pessoas serão vacinadas contra a gripe suína em Tupã
Nossa Lucélia - 03.03.2010



TUPÃ - A vacinação contra a gripe suína será iniciada na próxima segunda-feira (8). Em Tupã, a previsão é de que 38.449 pessoas serão imunizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que 1.100 profissionais de saúde, 4.759 gestantes, 1.069 crianças de zero a 2 anos, 19.530 jovens e adultos com idade entre 20 e 29 anos e cerca de 11 mil idosos com 60 anos ou mais , portadores de donças crônicas, receberão a vacina.

A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo. O Ministério da Saúde tem 83 milhões de doses da vacina e terá que comprar mais 30 milhões para conseguir vacinar mais uma faixa etária. Para a aquisição da medicação extra serão gastos R$ 300 milhões, que serão liberados por Medida Provisória.

Estima-se que pelo menos 91 milhões de pessoas sejam vacinadas contra a nova gripe. Parte do medicamento adquirido pelo governo será mantido como reserva técnica caso seja necessário vacinar outros grupos.

Confira os dias e as pessoas que deverão tomar a vacina contra a gripe A:

- 8 a 19 de março, profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica) e povos indígenas (população que vive em aldeias, com o a Reserva Vanuíre, no vizinho município de Arco-Íris, sendo que a vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde);

- de 22 de março a 2 de abril, gestantes (mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio), pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade (serão vacinadas as pessoas com os seguintes problemas: obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbidas. Também as doenças respiratórias crônicas desde a infância, como fibrose cística, displasia broncopulmonar, asmáticos nas formas graves, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, como distrofia neuromuscular, imunodeprimidos, etc.;

- de 7 a 23 de abril, população de 20 a 29 anos (toda pessoa nessa faixa etária);

- 24 de abril a 7 de maio, idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade. O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum. Quando eles forem tomar a vacina, receberão também imunização contra o vírus influenza A (H1N1) caso tenham algum destes problemas: obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida, doenças respiratórias crônicas desde a infância, etc.; e

- de 10 a 21 de maio, população de 30 a 39 anos (toda pessoa nessa faixa etária).

O calendário é o mesmo em todo o Brasil, e os locais de vacinação ainda serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Para receber a vacina, é necessário pertencer a algum grupo indicado. Será preciso levar ao posto de vacinação o RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.




Fonte: Do Unisite

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista