Santa Casa de Dracena traça plano para se projetar como referência na região
Nossa Lucélia - 21.02.2010




DRACENA - Inaugurada em 08 de dezembro de 1957, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena vem ao longo de seus 52 anos buscando o aprimoramento de seus trabalhos para proporcionar um atendimento digno à população dracenense e região.

Durante este período o hospital empenhou-se em condicionar suas estruturas para melhor acolher os pacientes e profissionais, com o intuito de resolutividade das moléstias apresentadas.

Com o crescimento dos atendimentos e da cidade, cresceram também as migrações de profissionais médicos de várias especialidades que fixaram residência em Dracena, proporcionando à Santa Casa de Dracena uma condição de referência para toda a região. Em decorrência desta situação o hospital possui hoje um quadro funcional e profissional dedicado a proporcionar um atendimento médico-hospitalar mais ágil, eficaz e seguro, onde, além dos 283 funcionários colaboradores, conta também com 65 médicos das mais variadas especialidades e 19 paramédicos no Corpo Clínico.

A Santa Casa de Dracena tornou-se referência na área de saúde para 12 municípios da microrregião, abrangendo uma população de aproximadamente 120 mil habitantes, atuando como referência primária para Dracena e Ouro Verde, e referência secundária para os municípios de Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, São João do Pau D'Alho, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Irapuru, Flora Rica e Monte Castelo, no âmbito do S.U.S., de acordo com o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente – DRS XI.

Para suportar este atendimento a Santa Casa de Dracena está instalada em uma área física de 6.630,00 metros quadrados, construídos em dois pavimentos, totalizando 7.074,97 metros quadrados de edificações.

Comporta 153 leitos, onde destes, 60% são destinados a atendimentos do Sistema Único de Saúde - S.U.S., distribuídos em enfermarias masculina e feminina adulta, apartamentos, pediatria, maternidade, berçário e Unidade de Terapia Intensiva de 10 leitos.

Sua infra-estrutura possui ainda os serviços de Farmácia, incluindo de manipulação, Centro Cirúrgico com cinco salas de cirurgia, maternidade, central de esterilização de materiais, laboratório de analises clínica, unidade de coleta e transfusão de sangue (Banco de Sangue), serviço de diagnóstico por imagem (Raio X e Ultra-som), terapia renal substitutiva (Hemodiálise), serviço ambulatorial de pequenas cirurgias e ambulatório de ortopedia.

Na atual sistemática municipal o Pronto Atendimento, anexo ao hospital, tem sua administração e gestão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, situação esta condicionada no ano de 1990.

Visando melhorar cada vez o atendimento e projetar a Santa Casa de Dracena como referência em saúde na região, a diretoria da entidade traçou um Plano de Ação das atividades a serem desenvolvidas durante este ano.

Desta forma o hospital busca a ampliação de novas tecnologias e o aprimoramento das metodologias. O objetivo do Plano de Ação 2010 consiste em estabelecer metas a serem alcançadas ao longo do ano.

Dentro das metas estabelecidas a parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena é considerada de fundamental importância, além de parcerias com os municípios da microrregião. As metas consiste em expandir e avançar na implantação do sistema de transmissão de informações integradas dos setores em parceria com empresa especializada; celebração de convênios com os governos federal, estadual e municipal, buscando fontes de recursos para realização de investimentos; e, garantir a profissionalização dos profissionais que atuam no hospital com aperfeiçoamento em técnicas e conhecimentos através de cursos.

Também consta no Plano de Ação para 2010 executar a reforma do setor de lavanderia; continuidade da reforma das alas destinadas a internações de pacientes particulares e de convênios particulares; inaugurar o espaço destinado ao Laboratório de Anatomopatologia; credenciamento de alta complexidade em Neurocirurgia; credenciamento como unidade de atenção especializada em oftalmologia; adequar setores críticos; entre outos.

De acordo com a diretoria da Santa Casa, a integração entre Diretoria Administrativa, Diretoria Técnica, Diretoria Clínica, Médicos, Paramédicos e Funcionários se transforma em item imprescindível para alcançar as metas estabelecidas objetivando sempre o aprimoramento do atendimento médico-hospitalar. “O atendimento com qualidade, eficiência e eficácia acima de tudo com humanidade, contando com a colaboração de todos, faremos com que a Santa Casa de Dracena seja reconhecida como exemplo de administração e atendimento”, ressaltam os membros da diretoria no final do Plano de Ação estabelecido para este ano.




Fonte: Da Folha Regional (Flórida Paulista)

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista