FAI desenvolve pesquisa inédita
Nossa Lucélia - 19.02.2010


A pesquisa, aprovada pelo CNPQ, coloca Adamantina em destaque como centro de informação e diagnose


ADAMANTINA - O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) notificou, recentemente, a primeira ocorrência na América do Sul da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar no Brasil. A doença foi detectada em Araraquara-SP e se não for rapidamente monitorada poderá infestar grande parte dos canaviais do Noroeste e Oeste do Estado.

A ferrugem alaranjada é causada pelo fungo Puccina Kuehnii, que reduz a produtividade da planta. A praga afeta as folhas da cana-de-açúcar, diminui a capacidade de realizar fotossíntese e, conseqüentemente, de produzir sacarose em níveis satisfatórios.

Preocupada com os efeitos da praga, detectada inicialmente na América Central, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) por meio de seu Núcleo de Prática de Pesquisa, criou o projeto, Mapeamento de Riscos e Monitoramento para a Ferrugem Laranja da Cana-de-Açúcar, que foi imediatamente aprovado pelo CNPQ e vem sendo executado desde o início de 2009.

A pesquisa é pioneira no Brasil e está sendo desenvolvida em etapas. A primeira é a localização do foco: “Desenvolvemos kits de amostragem para a coleta dos esporos”, conta Éder Giglioti, professor da FAI e um dos coordenadores da pesquisa. “Nossa equipe vem capacitando fiscais do Departamento de Sanidade Vegetal que estão por todo o estado de São Paulo realizando a atividade. Com essas informações a equipe vai fazer o mapa de dispersão da doença”.

As outras etapas da pesquisa englobam o desenvolvimento de um sistema de alerta para como e quando controlar a doença. A empresa de tecnologia SmartBio, de Adamantina, formada por professores, alunos e ex-alunos da FAI, desenvolve softwares específicos para controlar o manejo integrado da praga e indicar a aplicação correta do fungicida, garantindo o retorno econômico da atividade e a avaliação da resistência das variedades da cana.

Para Giglioti, com essa pesquisa, a FAI passa a ser um centro fundamental de informação e diagnose sobre a ferrugem alaranjada para o Oeste Paulista, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás.


Fonte: Do Adamantina Em Pauta / Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista