Na nova sede da PM em Tupã funciona o Sistema de boletim eletrônico
Nossa Lucélia - 18.02.2010



TUPÃ - Com a mudança do setor administrativo da Polícia Militar para o novo prédio da 2ª Companhia da PM, na esquina da Avenida Tamoios com a Rua Mandaguaris, todo o atendimento voltado para a realização de boletins de ocorrência, no sistema eletrônico, já está sendo feito na nova sede.

Segundo o comandante da Polícia Militar de Tupã, capitão Fernando Bigeschi, os boletins eletrônicos são realizados apenas em casos relacionados a furtos diversos, preservação de direitos, acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, desinteligência e outras ocorrências de natureza simples.

Sendo assim, as pessoas que antes procuravam a sede da PM instalada na Rua Guaranis, 700, para o registro dessas ocorrências, agora devem comparecer no prédio recentemente construído na Avenida Tamoios.

Aos poucos, a Polícia Militar está remanejando todos os seus departamentos para a nova sede. O sistema de boletim eletrônico da Polícia Militar de Tupã completou um ano ontem, dia 11. E desde que passou a funcionar, vem registrando, por dia, uma média de 15 a 20 ocorrências.

Segundo Bigeschi, ao contrário do que se pensou, o sistema de registro de boletim eletrônico está sendo bem aceito pela população. Como se trata de uma nova forma de atendimento, algumas pessoas ainda insistem na presença de uma viatura, mesmo que seja para atender um simples acidente de trânsito, onde houve apenas danos. “É um costume que vai levar tempo para ser deixado. Por esse motivo, nós ainda encaminhamos a viatura até o local para um primeiro contato com as partes e, em se tratando de ocorrência simples, os policiais orientam as partes a comparecer na nossa unidade para registrar a ocorrência”, disse.

Com essas ocorrências registradas pelo sistema eletrônico, a Polícia Militar de Tupã está obtendo um ganho médio de até 10 horas/dia para a realização de patrulhamento preventivo e ostensivo em toda a cidade. “Por mês, isso se reverte em 300 horas utilizadas exclusivamente para a segurança pública”, disse o comandante da PM.

Além de economizar tempo, o novo sistema elimina de vez eventuais dúvidas decorrentes da forma manuscrita utilizada para o preenchimento das ocorrências. Ainda segundo o comandante da PM, o sistema facilitou tanto para o lado da PM quanto das vítimas, que agora perdem menos tempo dentro de uma delegacia para registrar ocorrência.

É muito mais cômodo para a vítima e também para a PM, que a parte interessada vá até a sede da Polícia Militar para registrar a ocorrência. O objetivo desse novo método de atendimento, segundo o comandante da Polícia Militar de Tupã, é a otimização do patrulhamento preventivo e ostensivo em todos os municípios pertencentes à 2ª Companhia da Polícia Militar.

Em casos onde há o registro de crimes que requeiram a presença da PM, como por exemplo nos acidentes de trânsito com vítima, roubos e agressão, entre outros, o atendimento continua sendo feito sem nenhuma alteração.



Fonte: Do Unisite

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