Justiça proíbe MST de invadir fazenda em Salmourão
Nossa Lucélia - 17.02.2010



SALMOURÃO - A Justiça de Tupã proibiu dissidentes do Movimento dos Sem Terra (MST) de invadirem a Fazenda Bandeirantes, em Salmourão, região da Alta Paulista, sob pena de prisão. A liminar foi dada em ação de interdito proibitório - medida jurídica de proteção à propriedade - movida pelos donos da fazenda. Desde sábado, cerca de 200 sem terra estão acampados num dos limites da fazenda. Se houver descumprimento, órgãos da Segurança Pública poderão ser acionados para prender os invasores.

A fazenda é uma das 63 áreas que integrantes dos grupos ligados ao líder dissidente José Rainha Júnior escolheram para acampar, no chamado "carnaval vermelho". A mobilização envolveu cerca de 5 mil sem-terra. Na Bandeirantes, eles ergueram barracos e fincaram a bandeira do MST. Estenderam ainda uma faixa com os dizeres: "Esta fazenda pertence à reforma agrária."

Rainha criticou o fato de a liminar ter sido dada num dia em que o fórum estava fechado. "Espero que os pobres que procurarem a Justiça durante o carnaval também sejam atendidos", afirmou. Ele disse que a ordem será respeitada, mas os sem-terra continuarão acampados no local. Segundo ele, a Justiça não determinou que o grupo se afastasse da área. Ontem, Rainha se reuniu com líderes políticos da cidade em busca de apoio.

Esta semana, vai pedir audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O objetivo, segundo Rainha, é discutir a falta de recursos para novos assentamentos.



Fonte: DA Agência Estado / www.temmais.com.br

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista