Tupã Folia 2010 conta 35 blocos inscritos
Nossa Lucélia - 07.02.2010


TUPÃ- Se consolidando a cada ano como o maior carnaval popular da região, o Tupã Folia continua crescendo não só em estrutura, mas também na participação do público. A festa, que nas primeiras edições mobilizou mais de 75 mil pessoas, atraiu no passado mais de 100 mil pessoas, que festejaram as cinco e noite matinês na avenida Tamoios.

Outro dado que comprova o sucesso do carnaval tupãense é o aumento do número de grupos uniformizados interessados em participar concurso de melhor bloco de rua. Na primeira edição do Tupã Folia, em 2006, apenas seis blocos participaram da festa. Já em 2007 e 2008, o número de participantes dobrou, chegando a 12 blocos. No ano passado, a procura foi ainda maior, com 20 blocos inscritos.

Neste ano, a procura cresceu ainda mais, superando todas as expectativas e batendo todos os recordes de participação. De acordo com dados divulgados no final da tarde de ontem pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, um total de 35 blocos se inscreveram para o Tupã Folia 2010, totalizando quase 3 mil foliões.

Neste ano 8 blocos vão concorrer à premiação, “Amassa Eu”, “Gamados”, “Mundão”, “Monobloco”, “Os Men`S e As Men´S”, “U$ Magnatas”, “Torcida Fúria Independente” e “Pra Q Nome”. Os outros 27 blocos se inscreveram para participar apenas da animação e não disputarão os prêmios, incluindo “Vai Quem K”, “D´Alcoo Pra Mim”, “Mão Branca”, “Ai Papai”, “Topo!!! Por Que Não?”, “Até Que A Lua Vire Skol”, “Adultério”, “Fica Comigo, Senhor”, “Experimenta”, “Num Empurra Que É Pior” e “O´S Loko é Poco”.

ambém participarão da folia deste ano os blocos “Dinossauro Bêbado”, “Vem Ca Me Dá”, “A Grande Família”, “Ó Brahmaió”, “Os Viras Latas”, “Os 100 Vergonha”, “Cuecas de Plantão”, “Bloco da Xurupita”, “Bloco Bandeira”, “Os Bartira”, “Xokei”, “Se Eu Pedir Você Me Dá?”, “Meu e Seu”, “DNA”, “Os Parentes” e “Os Deseperados”.

Os blocos que participarão do concurso vão desfilar para o júri nos dias 13 e 16 de fevereiro, a partir das 20h30. A apresentação oficial de cada bloco aos jurados terá no máximo 10 minutos de duração, que deverá englobar a entrada, a apresentação e saída dos participantes da área demarcada. Os critérios para o julgamento incluem número de integrantes (mínimo de 40 pessoas), coreografia, organização e harmonia.

Os jurados também vão avaliar a camiseta, a facilidade de identificação e criatividade da estampa, além de adereços. Outro quesito de avaliação será a animação, incluindo a apresentação do bloco no decorrer da apresentação oficial, coreografias, comunicação com o público e música.

Os blocos também serão julgados de acordo com o comportamento em relação aos outros blocos e a originalidade, ou seja, a criatividade sobre todos os requisitos apresentados. O júri também analisará a proporção de seguranças por número de integrantes. Se houver um segurança para cada 25 componentes o bloco receberá 10 pontos; caso haja um segurança para 35 foliões receberá 9 pontos; um segurança para 45 componentes, 8 pontos; um segurança para 55 integrantes, 7 pontos; um para 65, 6 pontos; uma para 75, 5 pontos; um para 85, 4 pontos; um para 95, 3 pontos; um para 105, 2 pontos; um para 115, 1 ponto e 1 segurança para cada 125 integrantes, 0 ponto.

Outro quesito de avaliação será a ação social. O bloco que apresentar comprovação de ação social para instituições de Tupã até o dia 15 de fevereiro na Secretaria de Cultura e Turismo terá pontuação na somatória geral para efeito de premiação.

A ação social poderá ser doação de alimentos; doação de brinquedos, doação de roupas ou doação de sangue para hospitais locais. Os critérios obrigatórios para comprovação da ação social incluem participação na ação social de pelo menos 70% dos integrantes do bloco; registro da ação social por meio de fotos impressas, tamanho mínimo de 10x15 colorida; declaração assinada e timbrada da instituição beneficiada comprovando a ação social.

Em caso de alimentos deverão ser informada a quantidades de quilos; em caso de brinquedos ou roupas as quantidades arrecadadas e doação de sangue, a quantidades de doadores. A ação social será atribuída ao bloco para efeito de somatória na classificação geral, relacionado à proporção de integrantes. Em caso haja participação de 0 a 20% dos integrantes, o bloco receberá 2 pontos; de 21% a 40%, 4 pontos; de 41% a 60%, 6 pontos; de 61% a 80%, 8 pontos e de 81% a 100%, 10 pontos.

Os blocos que não comparecerem nos dias definidos de apresentação (13 e 16 de fevereiro) e não comunicarem o problema para a comissão organizadora serão desclassificados e não poderão participar do próximo carnaval. Já o não cumprimento das normas adotadas desclassifica o bloco, que será imediatamente retirado do circuito.

A ocorrência de vandalismo, discussões, brigas, violência por parte de algum integrante do bloco com o grupo ou com terceiros, acarreta na desclassificação do bloco e na não participação e permanência do grupo no circuito.

Os blocos que não preencherem os requisitos poderão participar da mesma forma, porém não concorrerão aos prêmios. A classificação final dos blocos será de acordo com a pontuação geral. A premiação neste ano será de R$ 5.800, com prêmios em dinheiro aos cinco primeiros colocados.

O 1º colocado receberá R$ 2 mil mais troféu. O 2° colocado ganhará R$ 1.500 e troféu enquanto o 3° colocado ficará com R$ 1 mil mais troféu. O 4º colocado receberá R$ 800 mais troféu e o 5º colocado, R$ 500 e troféu. Já os demais colocados receberão troféu de participação. O resultado final será divulgado na ultima noite de carnaval, dia 16 de fevereiro, antes do término da apresentação da banda.  


Fonte: Folha do Povo (Tupã)

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