Dengue em Adamantina: 20 casos confirmados: situação é preocupante
Nossa Lucélia - 04.02.2010


Mais quatro casos são confirmados

ADAMANTINA- A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais quatro casos positivos de dengue em Adamantina. Todos os pacientes são moradores da região central da cidade. Já foram registrados 19 casos da doença até o momento, sendo somente 1 importado, os outros 18 são autóctones, quando a doença é contraída dentro da cidade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram notificados 51 casos, dos quais 19 são casos positivos, 24 casos negativos e 08 aguardam resultado. Os quatro novos casos positivos de Adamantina são: uma adolescente de 14 anos, uma mulher de 33 anos e um homem de 44 anos, e um homem de 21 anos.

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde continua com a mobilização da Equipe de Controle de Vetores e pede que a população mantenha lotes e quintais limpos e livres de materiais que possam acumular água.

Até dentro de casa são necessários cuidados, como colocar gotas de detergente ou água sanitária nos ralos e nas bandejas atrás das geladeiras, recipientes que armazenam a água do delego, para evitar focos do mosquito Aedes aegyti.

Controle de Vetores nebuliza área com casos de dengue

A equipe de Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica de Adamantina tem realizado o trabalho de nebulização nos imóveis que estão dentro do raio onde ocorreram os casos de dengue.

Já são vinte casos de dengue na cidade. O mais recente foi confirmado na tarde da última terça-feira (02). A maio parte dos casos positivos são da região central da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou sua equipe que fez, primeiramente, o isolamento e preparação da área e tem aproveitado os dias sem chuvas para fazer a pulverização de inseticida nos imóveis.

Antes da nebulização a equipe de Controle de Vetores visita os imóveis buscando a autorização junto a seus moradores, e também entrega um folheto com várias orientações.

É preciso guardar em lugar fechado ou cobrir os alimentos, água de consumo e utensílios de cozinha, além de roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas) e cobrir comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.

A equipe também recomenda que sejam tiradas as roupas de cama e toalhas de mesa, para facilitar a penetração e efeito o inseticida. Portas, janelas e cortinas devem ficar abertas.

Outra orientação é que durante a aplicação do inseticida as pessoas permaneçam na calçada, junto com as crianças e os animais de pequeno porte, só retornando 15 minutos após o término da aplicação. Se no imóvel houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, aí permanecendo por 30 minutos depois do final da aplicação.


Fonte: do Adamantina Em Pauta com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Adamantina

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista