Frei Irineu é ordenado bispo diante de 4 mil pessoas
Nossa Lucélia - 01.02.2010


IACRI - A expectativa se confirmou. Um grande público, estimado pela comissão organizadora em 4 mil pessoas, lotou o Estádio Municipal de Iacri para acompanhar a cerimônia litúrgica que ordenou o mais nobre filho do município, frei Irineu Andreassa, a bispo, na manhã ensolarada do último domingo, dia 24.

Nove bispos prestigiaram a celebração, uma das maiores já realizadas na história da região, conduzida por Dom Caetano Ferrari, de Bauru, com a participação de Dom Osvaldo Giuntini, de Marília. Entre os bispos estiveram presentes também, Dom Leonardo Ulrish Steiner, de São Félix, que pregou a homilia, e Dom Oneres Marchiori, a quem Dom Frei Irineu irá substituir na Diocese de Lages, em Santa Catarina. Marcaram presença ainda 100 padres e freis, aproximadamente.

O clima de festa se evidenciava nas bandeirinhas tremulantes empunhadas pelo público, que lotou a arquibancada do estádio, cuja capacidade é para mais de mil pessoas sentadas. Além disso, as 2.500 cadeiras colocadas no gramado estavam todas ocupadas.

Muita gente acabou ficando em pé, apesar da forte estrutura viabilizada pela comissão organizadora, que compreendia ainda grandes tendas para religiosos e parte do público, dois mega-palcos, um para a cerimônia e outro para a banda que interpretou as músicas religiosas durante a liturgia.

Quem não estava acolhido em área coberta se protegeu do sol com sombrinha ou guarda-chuva. A Sabesp garantiu distribuição gratuita de água. O ponto alto da cerimônia foi a ordenação propriamente dita. Assim que selou o compromisso formal para se incorporar ao episcopado, beijou a Bíblia Sagrada e recebeu a mitra e o báculo, Dom Irineu se voltou para o público e acenou com a mão direita. Visivelmente emocionado, foi saudado pelas quase 4 mil pessoas com uma prolongada e efusiva salva de palmas. Tão logo terminou a cerimônia de ordenação, o novo bispo caiu nos braços do “povo de Deus”.

A dimensão do carinho que os fiéis têm por este iacriense, que completou 60 anos em 15 de dezembro do ano passado, 43 dos quais dedicados à Igreja Católica e seus seguidores, pôde ser medida pelo assédio que experimentou assim que, com seu emblemático carisma e humildade, pôs os pés no gramado para se juntar ao público.

AGRADECIMENTO

Em entrevista exclusiva à Tribuna, Dom Frei Irineu (o título de frei se mantém por continuar sendo devoto de São Francisco de Assis) citou um pequeno, mas significativo trecho do livro de São Paulo, para resumir seu sentimento diante do grande porte do evento religioso do qual foi protagonista: “Em tudo, daí graças a Deus”.

Agradeceu ainda “a todos que somaram forças em prol desse acontecimento, aos prefeitos de Iacri, Herculândia e Queiroz, ao padre Roger, que preparou toda a liturgia, aos leigos de Iacri e Bastos”. Enfatizou que “a maneira como trabalharam na organização do evento é prova de que todos têm consciência cristã”.



Fonte: do Bastos Já / Tribuna

Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista