Lucélia registra a primeira morte de paciente com covid-19 por falta de leito de UTI
Nossa Lucélia - 26.03.2021


Homem, de 56 anos, faleceu após piora no quadro clínico na madrugada desta sexta-feira (26). Desde a tarde de terça-feira (23), a vítima estava inserida no sistema CROSS aguardando vaga em leito de UTI covid

LUCÉLIA - A Santa Casa de Lucélia registrou, na madrugada desta sexta-feira (26), a primeira morte de paciente de covid-19 por falta de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na área do DRS IX (Departamento Regional de Saúde de Marília). A vítima é um homem de 56 anos, que desde terça-feira (23) aguardava um leito pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Leitos).

A Santa Casa de Lucélia possui seis leitos de enfermaria cadastrados no DRS IX, sendo destinados para internação de pacientes com sintomas da covid-19 de baixa e média complexidade. Hoje, quatro destes leitos estão ocupados.

A Gerente Administrativa do hospital, Sandra Elizabete Bueno da Silva, explica que se o paciente necessitar de cuidados mais específicos para o tratamento da doença, o mesmo será inserido no sistema CROSS, que regulará uma vaga de UTI em um hospital de referência.

Na microrregião há 20 leitos de UTI covid, sendo 10 na Santa Casa de Adamantina e outros 10 na Santa Casa de Osvaldo Cruz – todos ocupados.

“Não necessariamente a CROSS regulará a vaga para os hospitais das cidades vizinhas, e sim onde houver leitos disponíveis para o caso”.

É O 22º ÓBITO EM LUCÉLIA

No caso do óbito desta madrugada, a gestora explica que o paciente deu entrada na Santa Casa no dia 17, já positivado para o coronavírus. Na segunda-feira (22), houve uma evolução do quadro clínico, sendo necessário a utilização de máscara facial para ventilação.

Na terça-feira, 23 de março, por volta das 14h, a equipe técnica da Santa Casa inseriu o paciente no sistema CROSS, havendo atualizações durante o período de internação em busca de vagas de UTI, “inclusive com ligações telefônicas para municípios da região de Marília na tentava de encontrar uma vaga, os quais informaram que estavam com 100% de ocupação dos leitos”.

Já na noite desta quinta-feira (25), por volta das 23h, o homem teve uma pioria no quadro clínico, com o rebaixamento do nível de consciência e dispneia intensa (falta de ar), sendo necessário a intervenção médica para intubação, “ocorrendo dentro dos critérios do procedimento e normalidade”. A vítima evoluiu para óbito por complicações da covid-19 na madrugada desta sexta-feira.

No momento há quatro pacientes internados na Santa Casa de Lucélia. Um dos hospitalizados é uma mulher, de 46 anos, que também aguarda um leito de UTI no sistema CROSS desde 23 de março. A paciente está intubada desde ontem, aproximadamente às 10h.

Os quadros de saúde dos demais pacientes são considerados estáveis.


Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista