Um ano após o início da pandemia, Lucélia abre Central Covid com funcionamento todos os dias
Nossa Lucélia - 08.03.2021


Funcionamento será sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h

LUCÉLIA - Após um ano de vigência da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Lucélia instalou a Central Covid-19, que passa a ser a porta de entrada de moradores da cidade, com sintomas para a doença.

A medida visa centralizar o atendimento a esses casos em apenas um espaço de saúde, para evitar que moradores sintomáticos ou positivos para a doença se desloquem para outras unidades de saúde, o que pode ampliar os contatos e os riscos de transmissão e contribuir para o aumento de casos.

Segundo divulgou a Prefeitura de Lucélia em um vídeo, neste sábado (6) – com a participação da prefeita Tati Guilhermino, da secretária municipal de saúde Márcia Vudovix e do médico Guilherme Dias Bonadirman –, a Central Covid passa a funcionar a partir desta segunda-feira (8) na Avenida Brasil, 460, antigo PSF Gumercindo de Britto, na Vila Rennó. Local ficará aberto todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h, para atendimentos a pessoas com sintomas da Covid-19. O telefone do local é (18) 99602-9159.


A decisão pela instalação da Central Covid foi tomada pela atual administração no início do mandato, anunciada no final de janeiro. Desde então foram buscados os meios físicos, materiais, humanos e financeiros para a operacionalização desse serviço. Neste sábado, a equipe passou por treinamento, para ajustes de todo o fluxograma, protocolo de atendimento aos moradores, cuidados ligados à proteção individual e higienização do espaço de trabalho.

QUEM DEVE PROCURAR A CENTRAL COVID - A Central Covid vai atender moradores da cidade com sintomas da Covid-19. Cada caso será avaliado pela equipe formada por médico, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, e terá os encaminhamentos conforme a situação de cada paciente, podendo ser direcionado ao tratamento domiciliar, onde o mesmo deverá manter-se isolado, em quarentena, ou encaminhando para a Santa Casa local, para um suporte avançado, em casos onde necessite de oxigênio e recursos complementares. Havendo necessidade de transferência para uma UTI com isolamento Covid, será acionada a central de vagas.

O médico Guilherme Dias Bonadirman, com ampla experiência no atendimento a casos de Covid-19, acumulada desde o início da pandemia, passa a compor a equipe.

Além dos atendimentos, a Central Covid também vai ser tornar um ponto de referência para informações e orientações à população.

QUANDO PROCURAR DIRETAMENTE A SANTA CASA - Segundo orientações divulgadas no vídeo, na fanpage da Prefeitura, pacientes que estejam sob isolamento familiar, que apresentem piora do quadro, e necessidade por exemplo de suporte de oxigênio, deve se dirigir diretamente à Santa Casa local. Moradores que eventualmente não tenha buscado nenhum serviço de saúde, e que tiver sintomas da Covid-19, acrescido da falta de ar (dificuldade para respirar), também deve ir diretamente à Santa Casa.

• Sintomas mais comuns:
Febre, Tosse seca e cansaço
• Sintomas graves:
Dificuldade de respirar ou falta de ar, Dor ou pressão no peito e Perda de fala ou movimento
• Sintomas menos comuns:
Dores e desconfortos, Dor de garganta, Diarreia, Conjuntivite, Dor de cabeça, Perda de paladar ou olfato e Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

SALTO DE CASOS - Desde janeiro, em razão sobretudo do relaxamento das medidas de distanciamento social pelas pessoas, festividades de fim de ano, viagens e maior circulação, houve um salto nos casos de Covid-19 em Lucélia, fenômeno que também ocorreu em todo o país. Depois vieram os deslocamentos no feriado de carnaval. Contribuem, ainda, festas particulares e aglomerações, também apontados como desencadeadores da alta incidência de casos.

Em 30 de dezembro do ano passado, segundo divulgou a Prefeitura, à época, a cidade tinha 141 casos positivos e 7 óbitos. De acordo com a mais recente atualização de casos, divulgada nesta sexta-feira (5) pela Prefeitura, a cidade tem 568 casos positivos e 18 óbitos, com 40 casos suspeitos aguardando resultados, 6 moradores da cidade hospitalizados, e 20 moradores em quarentena. Foram 427 novos casos confirmados e 11 mortes, em pouco mais de dois meses.

A pandemia vive atualmente o seu pior momento, com alta de casos e internações em enfermaria e UTI. A doença tem acometido pessoas mais novas, que por sua vez são mais resistentes e ocupam por mais tempo os leitos hospitalares, provocando a limitação de vagas. Na região da Alta Paulista tem sido registrados casos de mortes de moradores que não conseguiram vagas em hospitais.

VACINAÇÃO - A vacinação contra a Covid-19, em Lucélia, segue dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). O mais recente lote de imunizantes foi recebido na última sexta-feira (5), destinado a grupos de 77 a 84 anos. Segundo divulgou a Prefeitura, foram recebidas 210 doses, sendo 70 para idosos com idade entre 80 a 84 anos e 140 doses para idosos com idade entre 77 à 79 anos.

Desde o início da imunização dos grupos prioritários, segundo informa o Vacinômetro, Lucélia recebeu 2.205 doses de imunizantes. Ainda de acordo com o Vacinômetro, foram aplicadas 1.708 doses, sendo 1.254 como primeira dose e 454 como segunda dose.


Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista