Morador de Lucélia cria peças e monta presépio em tamanho real na garagem de casa
Nossa Lucélia - 25.12.2020


Com fibra de vidro, Mário Gimenes fez Maria, José, os Três Reis Magos e as ovelhas

LUCÉLIA - Conhecido em Lucélia e em várias regiões do país atuando com sonorização de eventos, sobretudo rodeios, e por ter criado e levado para as arenas a imagem de Nossa Senhora Aparecida que surge de dentro de uma maquete do globo terrestre, o aposentado Mário Gimenes, de 82 anos, volta a chamar a atenção dos moradores de Lucélia e região com a montagem de um presépio em tamanho real, disposto neste fim de ano na garagem de sua casa, na Vila Rancharia.

Ele criou cada uma das peças, com fibra de vidro. Sua nova realização foi destaque em uma reportagem no G1 de Presidente Prudente. De acordo com a publicação, a ideia pela criação do presépio com a representação do nascimento do Menino Jesus surgiu quando ainda era adolescente.

Na época, ele morava em Indiana, quando aos 17 anos montava presépio em casa e na igreja, com peças de 30 a 70 centímetros. E pensava: “Um dia eu ainda quero um presépio grande. Porém, nunca conseguia", revelou Mário Gimenes ao portal.



A decisão por tirar a ideia do papel, e colocá-la em prática, segundo o G1, surgiu há cerca de dois anos, quando começou a materializar o projeto. Assim, trabalhou durante esse período para a confecção das imagens de Maria, José, os Três Reis Magos, e as ovelhas. "Só depois de velho eu consegui começar. Eu fiz as peças sozinho e a patroa fez as roupas", contou.

A habilidade do aposentado com a criação dessas peças foi possível graças à sua versatilidade e conhecimento acerca das técnicas. Ela já trabalhou como mecânico, montou teatro, fez carros alegóricos para carnavais e clubes, além de ter atuado com sonorização de rodeios, a MG Som.

Mário Gimenes é casado com Aparecida Gimenes, de 76 anos. Sobre essa relação dos dois, com as artes, o G1 ouviu a filha do casal, Luciane Gimenes Uemura, de 48 anos. “A minha mãe faz as roupas do jeito que ele pede e ele é exigente. Os dois sempre trabalham juntos", contou a filha ao G1.

SONHO REALIZADO - Sobre o processo de criação das peças, Mário Gimenes detalhou ao G1 como se desenvolve o trabalho. Ele inicia pelo rosto, produzindo inicialmente o molde de barro, em seguida o molde de gesso, a aplicação da fibra de vidro e, por fim, a pintura. Os Três Reis Magos foram produzidos no ano passado. E neste ano, em 2020, fez Maria, José e as ovelhas. O Menino Jesus ele ganhou de uma das filhas. Além das peças do presépio, o cenário de ambientação também foi criado por ele, na garagem de casa.



Mário Gimenes inaugurou o presépio no dia 8 de dezembro, data em que comemorou 58 anos de casamento. Desde então, o espaço é visto por moradores que passam pelo local, o que se tornou um ponto de visitação neste período de Natal, na cidade. "Estou muito feliz e contente porque realizei esse sonho. Todo mundo que vê acaba gostando, e me elogia. Estou realizado", afirmou o aposentado ao G1.

Mesmo com todos os cuidados em cada detalhe, e com toda a bagagem profissional contraída durante a vida, Mário Gimenes disse ao G1 que não se considera um profissional, mas se vê estimulado pela própria curiosidade. "Sempre gostei de aceitar desafios e esse foi um deles. Meu sonho agora é terminar o presépio. Eu espero que Deus me dê saúde para fazer a vaquinha, o boizinho e, pelo menos um pastor. As ovelhas vieram correndo na frente e o pastor ficou para trás", brincou o aposentado, em declaração ao portal de notícias.



Para Mário Gimenes, a instalação do presépio na garagem de casa, nesse tempo de pandemia decorrente da Covid-19, preencheu, de certa forma, os vazios provocados pelo distanciamento social. "Todo Natal a gente se reunia, mas agora a gente não está muito junto por causa do coronavírus. Agora, a gente tem novos convidados", finalizou, ao G1.


Fonte: Aqui Lucélia _ Com informações do G1

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista