De 645 municípios de SP, Lucélia fica em 494 no ranking do Município VerdeAzul 2020
Nossa Lucélia - 18.12.2020
Lucélia obteve 8,43 pontos, ficando na posição de número 494 entre as 645 cidades de SP
LUCÉLIA - Na nova edição do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que nesta quinta-feira (17), anunciou os municípios do Estado de São Paulo certificados, Lucélia obteve 8,43 pontos, ficando na posição de número 494 entre as 645 cidades paulistas.
As 100 melhores pontuações foram certificadas pelo Programa. Entre as 100, estão nove cidades da Nova Alta Paulista. Segundo apurou o Aqui Lucélia, são as seguintes localidades: Sagres, na 29ª posição com 89,56 pontos; Monte Castelo na 31ª posição e 89,43 pontos; Adamantina, na 32ª posição com 89,42 pontos; Tupi Paulista na 56ª posição com 86,52 pontos; Junqueirópolis na 62ª posição com 85,50 pontos; Pracinha, na 76ª posição com 83,29 pontos; Inúbia Paulista na 77ª posição com 83,26 pontos; Nova Guataporanga na 88ª posição e 81,74 pontos; e Santa Mercedes, na 91ª posição com 81,30 pontos.
Confira aqui o ranking dos municípios em 2020.
O PROGRAMA
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. O Programa é gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Atualmente, estão inscritas 616 cidades que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Fonte: Aqui LucéliaVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |