A presença da Igreja Batista Leta em Balisa
Nossa Lucélia - 24.06.2020
O distrito de Balisa também teve a presença da Igreja Católica Apostólica Romana
LUCÉLIA - Um livro que narra a epopeia da Igreja Batista Leta pelas colônias eslavas do Estado de São Paulo, cita a colônia russa de Balisa, distrito de Lucélia que foi extinto (reveja),nos anos 50 do século passado.
O livro Uma Epopeia de Fé, de Osvaldo Ronis, com 634 páginas, que só pode ser encontrado em sebos, cita duas breves citações à BALISA. Na página 224, citação de que houve uma Congregação Batista em Balisa, e na outra foto anexa, um mapa das colônias e cidades da região onde existiam congregações batistas letas.
O livro é sobre a Igreja Batista Leta no Brasil, com ênfase às colônias de Nova Odessa e principalmente de Varpa (atualmente um distrito de Tupã).
Em Balisa existia a Igreja Ortodoxa Russa como já mencionada em outras matérias. Com a desativação da igreja Ortodoxa, os livros de batismo e matrimônio foram remetidos para a Igreja são Nicolau, localizada no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Balisa também teve presença da Igreja Católica Apostólica Romana.

Fonte: Marcos Vazniac _ Colaboração do jornalista José Carlos Daltozo, da cidade de Martinópolis/SP)Voltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |