Historiador luceliense fará pesquisas na França
Nossa Lucélia - 14.12.2019


Iuri Cavlak vai convidar pesquisadores da Moldávia para uma visita à cidade de Lucélia. Objetivo é o estreitamento de laços de cooperação e amizade

LUCÉLIA
- O historiador luceliense, Iuri Cavlak, atualmente trabalhando na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Departamento de História onde leciona Teoria da História e História da América, embarcou no último dia 10, de Guarulhos (SP), para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

O pesquisador conseguiu uma verba para a pesquisa do Programa de Mestrado de Estudos de Fronteira, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde também leciona tendo quatro orientandos.

Iuri vai pesquisar basicamente em três lugares: Arquivo Colonial Francês, Arquivo de Política Externa da França e na Biblioteca Nacional. Ele está pesquisando as relações da Guiana Francesa (França) com o Amapá (Brasil) nos séculos XIX e XX. Com seu conhecimento estará pisando na terra que deu ao mundo alguns dos maiores escritores como Júlio Verne, Alexandre Dumas e Vitor Hugo. O pesquisador ficará na Europa até o dia 28 de fevereiro, época do rigoroso inverno europeu.

“Por conta das suas ligações com o pessoal da Moldávia, estou programando uma ida em janeiro para Taraclia. Conhecer a cidade e algum Cavlak que por ventura ainda esteja por lá. Também pretendo ir de trem até Moscou na Rússia. Tem um trem que sai toda quinta de Paris, passa por Berlim na Alemanha, Varsóvia na Polônia e chega em Moscou no sábado”, explicou Iuri. 

“É muita emoção, na medida em que, desde que meu avô Demétrio Cavlak chegou no Brasil, em maio de 1926, nenhum Cavlak nascido aqui conseguiu voltar para visitar a terra dos antepassados. Também era um sonho do meu pai, o Jorge Cavlak”, relatou ao responder qual é a emoção de visita a cidades dos seus avós paternos.

Em Taraclia, o historiador será entrevistado por um jornal local, poderá fazer uma visita a Universidade de Taraclia e ao museu da cidade. Uma visita ao prefeito e explicar a existência da colônia Balisa de Lucélia, está sendo agendada com as autoridades da cidade. Ele pretende fazer uma ponte para que no futuro as cidades de Lucélia e Taraclia assinem um protocolo bilateral de intenções para serem cidades irmãs. 

Taraclia tem 26 mil habitantes, localizada na fronteira com a Ucrânia, é a cidade que no ano de 1926 vieram algumas famílias que moraram em Balisa e ajudaram na colonização da futura cidade de Lucélia. Famosa pelos seus vinhos que no passado serviram a mesa dos Czares e dos políticos de Kremlin, em Moscou, a cidade é um importante ponto cultural no sul do país.

O historiador fará convites para que pesquisadores da Moldávia visitem a cidade de Lucélia e estreitem laços de cooperação e amizade.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista