Trabalhadores de usina sucroalcooleira encontram filhote de gato-do-mato em meio a canavial em Junqueirópolis
Nossa Lucélia - 17.10.2019


Fêmea, que apresentou o peso de 240 gramas, foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental e levada a uma clínica veterinária particular na cidade vizinha de Dracena

JUNQUEIRÓPOLIS - A Polícia Militar Ambiental resgatou na manhã desta quinta-feira (17) um filhote de gato-do-mato-pequeno que foi encontrado em meio a um canavial em Junqueirópolis (SP).

A corporação foi acionada, por volta das 10h, por trabalhadores de uma usina sucroalcooleira que se depararam com o animal na área de plantação de cana-de-açúcar.

A fêmea apresentou o peso de 240 gramas.

(CORREÇÃO: Inicialmente, a Polícia Militar Ambiental havia identificado o animal como um filhote de jaguatirica. Porém, posteriormente, a mesma corporação retificou a informação, salientando que, após "uma melhor identificação", concluiu que se trata de um filhote de gato-do-mato-pequeno. A reportagem foi atualizada às 17h54, com a correção.)

Como se trata de um filhote ainda em estágio de lactação, que estava no local sem a mãe, os policiais levaram o animal a uma clínica veterinária particular na cidade vizinha de Dracena (SP). No local, a fêmea está sob os cuidados do médico veterinário Colombo Guerra Carvalho Júnior.

Segundo a polícia, o filhote terá de ficar sob cuidados humanos em cativeiro por um período de aproximadamente dois meses até ganhar peso e desenvolvimento.

Depois disso, ainda de acordo com a corporação, o animal será solto em habitat natural no Parque Estadual do Rio Aguapeí.

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino carnívoro que se alimenta de pequenos roedores e mamíferos menores do que a espécie, aves, répteis e peixes.

Segundo a polícia, é comum o aparecimento desse tipo de espécie nos canaviais, porque se tornam um refúgio natural, devido à restrição do uso do fogo para a queima da palha da cana-de-açúcar.

De médio porte, os machos são maiores do que as fêmeas, podendo medir um metro, mais a cauda com até 40 centímetros, pesando entre oito e 15 quilos. A jaguatirica tem coloração variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo.

As manchas negras tendem a formar rosetas abertas, desenhando traços longitudinais. São animais solitários, de hábitos noturnos, e excelentes nadadores e escaladores de árvores. O território de um macho adulto varia em torno de 18 km². Procuram um par somente na época de acasalamento. A gestação varia entre 70 e 85 dias, nascendo de um a quatro filhotes com peso de 120 a 340 gramas.

Distribuída territorialmente entre as Américas Central, do Norte e do Sul, a espécie tem como habitat ambientes de caatinga, cerrado e pantanal, mas principalmente florestas tropicais e subtropicais (inclusive matas de galeria).


Fonte: Carlos Volpi _ TV Fronteira

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista