Questões burocráticas emperram o processo e população não acredita na reativação da malha ferroviária na região
Nossa Lucélia - 12.08.2019


Linha férrea não recebe manutenção e reativação do ramal pode demorar muitos e muitos anos

REGIÃO - O TCU (Tribunal de Contas da União) ainda não emitiu parecer sobre a reativação da malha ferroviária, no trecho de 350 quilômetros entre os municípios de Bauru a Panorama, que aguarda há cerca de dois anos pela renovação antecipada.

Segundo informações da empresa Rumo Logística, a renovação antecipada dos contratos de concessão seria a melhor alternativa para garantir investimentos constantes e com benefícios perenes no modal ferroviário.

A prorrogação da Malha Paulista viabilizará até o ano de 2058 R$ 6 bilhões em investimentos, elevando a capacidade de transporte entre Rondonópolis/MT e Santos/SP dos atuais 30 milhões de toneladas por ano para 75 milhões de toneladas por ano. "Ou seja, o crescimento da capacidade será de 150%”, afirmou a empresa.

O aporte da renovação será direcionado a duplicações de trechos, modernização das vias, ampliações de pátios e obras diversas que reduzirão os impactos urbanos nas cidades por onde os trilhos passam. O projeto prevê a reativação do ramal Pradópolis/Barretos/Colômbia.

As questões burocráticas que envolvem o processo atrasam o início das obras, o que faz parte da população desacreditar na reativação da malha ferroviária na região.

A linha férrea já não recebe manutenção e isso exigirá novos investimentos caso a reativação do ramal realmente aconteça, o que pode demorar ainda muitos anos.


Fonte: Jornal Diário de Tupã

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista