Exposição fotográfica narra a trajetória do primeiro prefeito de Adamantina
Nossa Lucélia - 15.04.2019


Secretaria de Cultura e Turismo promove exposição sobre "Antonio Goulart Marmo" neste mês de abril

ADAMANTINA - Em comemoração aos 70 anos de Adamantina, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou uma exposição fotográfica contando a história do primeiro prefeito do município, Antônio Goulart Marmo.

A mostra que está instalada na Biblioteca Municipal "Cônego João Baptista de Aquino" é gratuita. A visitação segue aberta de segunda a sexta das 7h30 às 17h30 até o final do mês de abril.

A história de Adamantina está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado.

A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se dos trechos mais antigos.

Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras.

O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola.

Em 24 de dezembro de 1948 foi sancionada a Lei nº 233, criando o Município de Adamantina e em dois de abril de 1949 o município foi instalado e a primeira eleição municipal aconteceu com a vitória de Antônio Goulart Marmo.


Fonte: Natacha Dominato | PMA

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista