Empresa obtém da Cetesb Licença para Instalação de aterro sanitário em Adamantina
Nossa Lucélia - 21.03.2019


Local vai receber 7,6 milhões de m³ de rejeitos, em área de aterro com 251,3 m²

ADAMANTINA - A empresa TCL Tecnologia e Construções Ltda obteve da Companhia Ambiental do Estado de São Paul (Cetesb), em 13 de março último, a Licença de Instalação (LI) nº 67000230 (acesse aqui) para construção de aterro sanitário em Adamantina. O empreendimento privado vai ser instalado no bairro Aidelândia.

Na área de 1,2 milhão de m² estão previstos nessa etapa licenciada (fase 1) 1,3 mil m² de área construída (guarita, balança, escritório, refeitório, auditório, vestiários, oficina mecânica, lavador de veículos e posto de abastecimento de veículos) e 251,3 mil m² de atividades ao ar livre (aterro), para recebimento de resíduos sólidos urbanos em regime de codisposição com industriais classe IIA e IIB.

Segundo o documento da Cetesb, a fase 1 do empreendimento prevê uma capacidade de quase 7,6 milhões de m³ de rejeitos depositados em 15 camadas, na área de 251,3 mil m², com capacidade diária de mil toneladas/dia. O empreendimento prevê a geração inicial de 45 empregos diretos e recolhimento de ISS para o município de Adamantina.

Após a implantação, a empresa deverá requerer junto à Cetesb a Licença de Operação (LO), para tão somente iniciar as atividades no local.

67 EXIGÊNCIAS TÉCNICAS - A Licença de Instalação emitida pela Cetesb é composta de oito páginas, e nela estão relacionadas 67 exigências técnicas à empresa, entre as quais, a instalação de geomembranas para impermeabilização das valas e o recolhimento do chorume (lixo líquido gerado da decomposição).

A Cetesb exige também a implantação de sistema de drenagem de gases com drenos verticais, os quais deverão ser captados para aproveitamento energético ou queimados em único flare, tão logo ocorra a sua geração.

Os resíduos sólidos coletados deverão ser dispostos em uma única frente de trabalho e compactados mecanicamente, de forma ascendente, e cobertos diariamente com camada de solo, de modo a não permanecer resíduos descobertos no final de cada dia.

O órgão exige ainda a implementação de programa de monitoramento e controle da avifauna, plano de monitoramento das águas subterrâneas e superficiais, programa de monitoramento e de minimização de incômodos à fauna e programa de minimização de incômodos à população e risco de acidentes.


Fonte: Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista