Vigilância Epidemiológica confirma 8 casos de dengue em Adamantina
Nossa Lucélia - 16.02.2019


São cinco casos no Jardim Adamantina e os demais na Vila Freitas, centro e Vila Cicma

ADAMANTINA - A Vigilância Epidemiológica de Adamantina registrou 08 casos positivos de dengue sendo 07 casos autóctones (doença é contraída dentro da cidade) e 01 caso importado.

Os bairros que registraram os casos foram: cinco casos no Jardim Adamantina, um caso na Vila Freitas, um caso no Centro e um caso importado na Vila Cicma.

Com o aumento do índice de chuvas, por causa do verão, a população precisa estar atenta e redobrar os cuidados, pois cresce a preocupação com a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

“Diante de sintomas como febre ou não, dor no corpo, dor de cabeça, diarréia ou qualquer outro sintoma, o munícipe deve procurar sua unidade de saúde o quanto antes para ser acompanhado” orienta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VEP), Myriam Prado.

Francine de Brito Alves, chefe do Controle de Vetores, explica que a ação mais simples para prevenir à dengue é eliminando os criadouros.

"Nós precisamos contar com o apoio de todos. A dica para evitar o problema é manter os recipientes como tanques, cisternas, tambores, caixas d'água sempre fechados. Locais onde a água possa acumular devem ser tampados ou eliminados por meio da coleta seletiva", ensina.

Francine ainda pede que as pessoas não joguem o lixo em áreas públicas e que observem semanalmente os ralos e percebendo o acúmulo de água, com a mesma freqüência despejem produtos que inibam o desenvolvimento das larvas, tais como cloro, detergente, salmoura e água com sabão.

O Controle de Vetores está fazendo controle dos criadouros em um raio de 150 metros em torno dos casos. Após isso, é feita a nebulização com inseticida para matar os mosquitos adultos contaminados ou não.

“Os mosquitos preferem ficar dentro das casas. Por isso, pedimos que no momento da nebulização os munícipes mantenham as casas abertas”, explica a chefe do controle de vetores.

As ações que tiveram início na última quarta-feira (13) contemplam ainda a busca ativa de sintomáticos pelos agentes comunitários de saúde.

"A Secretaria de Saúde pede que os cuidados com os quintais sejam redobrados e que os objetos que acumulem água sejam evitados. Use repelente. Receba a visita dos agentes de saúde, permita que eles vistoriem o seu quintal. A dengue é uma doença que pode matar", orienta.

Foi aprovada ainda a lei municipal 3.870 que dispõe sobre sanções aos proprietários de imóveis que possibilitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município. 

A propriedade em que for encontrado foco do mosquito estará sujeita a advertência na primeira incidência e na segunda, multa de 50 Unidade Fiscal do Município (UFM).

No caso de estabelecimento empresarial, industrial comercial ou próprio público, na primeira incidência será aplicada advertência, na segunda incidência multa de 100 UFM e demais 200 UFM a cada autuação e cassação do alvará municipal de funcionamento.


Fonte: Natacha Dominato / Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista