A nova cara do Legislativo de Lucélia
Nossa Lucélia - 25.01.2019


Com 29 anos, Eduardo dos Santos Fatinanci assume a presidência da Câmara com uma nova postura política

LUCÉLIA - Eleito presidente da Câmara de Lucélia no final do ano passado, o vereador Eduardo dos Santos Fatinanci, conhecido popularmente como Lambari (PP), não representa nenhum tradicional grupo político da cidade. Em seu primeiro mandato e com apenas 29 anos, se desponta com uma nova “cara” política, com discurso alinhado à renovação.

Em entrevista exclusiva ao Impacto o parlamentar pontua como deverá ser seu posicionamento em relação ao Executivo – já que faz parte da ala considerada oposição ao prefeito Carlos Ananias Júnior – e suas metas a frente da Casa de Leis, antes comandada pelo vereador Antônio Carlos Rios (PSD).

Já em relação aos pilares da sua administração, afirma Lambari, será “a transparência, eficiência, fiscalização e imparcialidade política”.

ELEITO PRESIDENTE NO PRIMEIRO MANDATO - Filho de um mecânico e de uma costureira, como gosta de exaltar em relação às suas origens, Lambari se candidatou a um cargo público pela primeira vez nas eleições de 2016. Foi eleito vereador com 215 votos.

Logo de cara colocou seu nome em evidência ao se candidatar a presidência da Câmara de Lucélia. Mas, devido articulações políticas de tradicionais grupos políticos, não obteve êxito. “Desde minha eleição preguei a renovação para dar credibilidade à política local. Quando não se tem vícios políticos, por não estar na essência da gestão pública, você se torna a esperança da população. Fui candidato a presidente no primeiro biênio, mas não houve diálogo devido algumas posições pessoais e partidárias”, pontua.

Passado dois anos, novamente Lambari colocou seu nome para a disputa da presidência do Legislativo. “Lancei-me novamente candidato, com uma postura diferente, me pautei, mais concentrado, sem tanta publicidade, pois aprendi que entrando em diálogo, esperando, as coisas acontecem. O voto é aberto, a decisão é na hora. No dia da sessão é que se coloca o nome a disposição. E foi o que fiz”.

Lambari recebeu apoio de um grupo de vereadores, experientes, formado por sua maioria por presidentes de partidos, que buscavam um nome imparcial para dar uma nova postura à Câmara. “Na reta final entrei em um grupo formado por vereadores que me ofereceram ajuda, pregando a renovação. A intenção não é fazer uma oposição ferrenha ou aliança com o Executivo, mas pregar o diálogo entre os poderes. É isso que este grupo busca”.

PRIMEIRAS MEDIDAS - Ao assumir a presidência no inicio deste ano, Lambari fez mudanças na estrutura de pessoal da Câmara. Cargos de confiança foram trocados e novos nomes ocupam as funções das assessorias legislativa e jurídica.

“O bom de assumir sem vícios é poder tomar as decisões que achamos serem corretas dentro do princípio da legalidade. Temos uma equipe nova para haver bom assessoramento dos vereadores, dar continuidade a tramitação da Casa sem prejudicar o andamento do Município. Uma equipe alinhada à renovação, sem vícios”, destaca.

Professor de educação física, cargo que deu a visibilidade necessária para ser eleito vereador, Lambari reconhece as limitações, mas enfatiza o empenho para tomar as medidas que acredita serem corretas.

“É difícil assumir e mudar paradigmas. As mudanças devem sempre ser voltadas a população. Aqueles que entram na política pensando no enriquecimento, em coisas ilícitas, a Justiça – seja divina ou humana – cobrará as atitudes tomadas. Não sou dono da verdade, como disse, sou professor de educação física e não técnico em licitação, administrativo e de compras. Mas tenho a disposição os funcionários efetivos da Casa, assessoria legislativa, que certamente vão nos auxiliar neste processo de ajudar Lucélia”.

SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO - Neste contexto de mudança de postura, o novo presidente da Câmara também afirma que pretende mudar o posicionamento em relação ao Executivo. “A população pede uma postura mais incisiva”, pontua.

“Sei que o atual prefeito pegou uma Prefeitura em situação difícil. Ele diz que está executando seu plano de governo. E o Legislativo, nestes dois primeiros anos, acredito que mais ajudou do que atrapalhou a sua administração. Não houve cobrança ferrenha devido a situação do Município. Porém, muita coisa precisa ainda ser feita, principalmente ações que melhorem o dia a dia da população. Por isso digo: não é questão de oposição ou situação, mas buscar o que é bom para Lucélia”.

Em comparação ao novo governo nacional, o presidente da Câmara é enfático: “medidas amargas precisam ser tomadas”.

“Cada administração vive uma realidade. Sofremos a herança de más gestões. Por isso é necessário tomar medidas amargas, como atualização do organograma da Prefeitura que está totalmente desatualizado. Precisamos de mais eficiência na gestão pública, atualização do plano diretor para que se tenham metas. A administração precisa ter um objetivo a ser alcançado. Se não tomar estas atitudes ficará ingovernável para as próximas gestões”, relata.

Questionado pelo Impacto se pretende se candidatar a prefeito, Lambari diz: “não é um sonho”. “Sou grato a Deus e tudo que conquistei até hoje foi por meio dos ensinamentos da minha família, da minha profissão. Tudo que conquistei foi tentando ser um bom profissional. E isso que trago para minha vida pública. E ser prefeito não é um sonho. Durante toda a vida vamos tendo experiências e absorvemos vivências que nos moldam durante os anos. É o mesmo na vida pública. As experiências, as decisões de pessoas técnicas, estudadas, vão nos orientando e as vezes vemos que aquelas atitudes, que achávamos que deveriam ser tomadas, não são as mais corretas. Na vida temos sonhos e metas. E metas vamos construindo, fortalecendo, ao passar do tempo”.

PARTICIPAÇÃO POPULAR - Durante a entrevista Lambari destacou que pretende trazer a população mais próxima do trabalho legislativo, enfatizando a transparência, eficiência, fiscalização e imparcialidade política.

“A partir do momento que você entra na vida pública, na gestão, você se torna uma vidraça. E nesta vidraça você tem que ser o mais transparente possível e correto. As coisas precisam ser feitas com boa vontade, verdade e pensando no bem do próximo, este é o caminho, não ter medo de mostrar as decisões. A população não é mais leiga, está participando da vida pública, e isso é importante. Exemplo é o movimento 'Eu Amo Lucélia', a comunidade está reerguendo nossa Santa Casa. E isso é possível graças a política, que é democrática, abrange todo mundo”.

Todos os dias, no período da tarde, o novo presidente estará atendendo a população na Câmara. “Queremos dar transparência para nossos atos. Não queremos mais presentes de grego, como os ganhos no passado que trouxeram somente problemas para o Município. Nosso objetivo é mostrar que estamos trabalhando em prol da população, não apenas viajando para São Paulo ou Brasília. Mas, sim, por meio destes compromissos trazendo recursos para viabilizar melhorias para a cidade. Quero trabalhar junto com a população e com todos os vereadores, independente de partido. Lucélia precisa renovar”.


Fonte: Gi Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista