Mateus de Sá dedica prata do Troféu Brasil ao pai, que morreu há 40 dias: "Foi minha inspiração"
Nossa Lucélia - 19.09.2018


Integrante da equipe paulistana do Pinheiros, atleta está de férias em Dracena, no interior de São Paulo, para "descansar a cabeça" após a conquista no salto triplo

DRACENA - Em condições normais, a conquista de qualquer atleta já simboliza a dedicação destinada à busca pelos objetivos. Em alguns casos, esse significado fica ainda maior diante de situações que exigiram bem mais desse empenho e tornaram o resultado final uma verdadeira história de superação, como é o caso da medalha de prata conquistada por Mateus Daniel Adão de Sá, no salto triplo, durante o 37º Troféu Brasil de Atletismo. Há cerca de 40 dias, ainda durante o período de preparação para o torneio, o atleta natural de Dracena, no interior paulista, viveu um momento difícil na família, ao perder o pai, um dos grandes incentivadores da carreira.

“Eu dedico essa conquista a ele, que foi atleta e me incentivava muito. A saudade ainda é muito grande. Isso não atrapalhou muito na competição, consegui superar, mas, na preparação, mexeu muito comigo. Fiquei uns 10 dias com a família, em Dracena, foi um momento muito difícil para todos”.

O pai de Mateus, João Felício, morreu aos 52 anos, em decorrência de complicações iniciadas por uma pneumonia. Ele foi velocista dos 400m, competindo durante a carreira em provas de nível regional. Além da inspiração para Mateus, a vocação do pai também serviu para toda família, como por exemplo, para a irmã Maiara Adão, que já participou dos 200m e do salto em distância, mas atualmente está em fase pré-operatória devido a uma lesão no joelho.

Diante disso, o próximo objetivo de Daniel está um pouco longe das pistas de atletismo e busca por mais pódios. O atleta deu início nesta quarta-feira (19) a um período de aproximadamente 30 dias perto da família e amigos em Dracena, para descansar, espairecer um pouco e, naturalmente, curtir a conquista no Troféu Brasil, alcançada no último final de semana.

E o plano já está traçado. De forma indispensável nesta agenda, estão o churrasco com os familiares, o tereré de final de tarde e o futebol com os amigos, modalidade em que Daniel garante que não passa vergonha jogando no gol.

“Já comprei até a luva. Pode ser no campo, na quadra”, prometeu, todo confiante.

O descanso em Dracena pode ser visto como merecido e necessário. Ao retornar aos treinos no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, o dracenense dará sequência, junto à comissão técnica, no planejamento que visa a próxima temporada, ano em que terá uma série de compromissos importantes. Entre as competições, estão o Mundial de Atletismo, que será em Doha, no Catar, e as etapas nacionais e europeias, que contarão pontos para o ranking estabelecido para o Mundial e também já pensando no ciclo olímpico.

Se pensar no futuro é essencial, aos 22 anos, Mateus não deixa de comentar o que precisa ser ainda melhorado nesses próximos passos, tendo como base para esta avaliação a evolução obtida no decorrer da carreira. Em 2018, Daniel é o terceiro colocado no ranking brasileiro adulto do salto triplo, com a marca de 16,76m, conquistada no Sul-Americano deste ano, na Bolívia. Em 2017, ele fechou como segundo, com a marca de 16,87m, a melhor da carreira até aqui.

“Sou muito ambicioso em termos de resultado. Vejo que tenho que ser realista. Evolui no que diz respeito à força, à velocidade, mas deixei a desejar um pouco na técnica. Poderia ter saltado melhor e estar melhor no ranking mundial. Mas consegui me manter no topo nacional. Esse era um objetivo, consegui alcançar, e agora é seguir e melhorar o que preciso”.




Fonte: Paulo Taroco _ Do Globo Esporte.com


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista