Talentos e produtos regionais da Nova Alta Paulista
Nossa Lucélia - 22.08.2018


O projeto baseia-se no estudo de viabilidade, na articulação entre as instituições, produtores, artesãos e artistas, e no trabalho descentralizado e em rede, estendendo-se aos trinta municípios que compõem a Amnap

ADAMANTINA - Na noite da última sexta-feira (17), o auditório da UniFAI sediou mais um momento histórico para o desenvolvimento local e regional. Encerrando a semana Empreenda UniFAI e abrindo parceria com o Projeto Inova Paula Souza, selou-se o Projeto Talentos e Produtos Regionais. Esse projeto consiste no fortalecimento das conexões intrarregionais por meio da mobilização empreendedorística de artesãos, artistas, escritores e produtores artesanais de alimentos. Valoriza a identidade cultural e produtiva regional e busca inovação em um segmento considerado tradicional, por meio de agregação de valor e de novos canais de comercialização.

BUSCA - Considerando a complexidade que envolve o desenvolvimento socioeconômico, suas bases devem partir de objetivos e de estratégias convergentes entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Trata-se, portanto, de um amplo tecido cuja tecelagem se faz dosando razão e sensibilidade de quem planeja, quem produz, quem comercializa e quem consome.

Em curso desde 2017, o projeto baseia-se no estudo de viabilidade, na articulação entre as instituições, produtores, artesãos e artistas, e no trabalho descentralizado e em rede, estendendo-se aos trinta municípios que compõem a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). Como principais indutoras do desenvolvimento local, principalmente em cidades de pequeno porte, as prefeituras municipais têm papel central. Agentes políticos vinculados às secretarias municipais de Agricultura e de Educação/Cultura inscreveram potenciais expositores, constituindo um amplo banco de dados convertido no Catálogo de Produtos Regionais da Nova Alta Paulista (PRENAP). Pretende-se dar visibilidade e escala a esses talentos e produtos regionais.

Outra ação consiste na realização de feiras temáticas, sendo que a primeira acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, durante a exposição agropecuária e comercial denominada ExpoVerde, na cidade de Adamantina. Pela primeira vez, reuniremos no mesmo ambiente uma síntese dos produtos regionais, apostando em inúmeros desdobramentos dessa iniciativa. Um deles é a realização de rodadas de negócios aproximando produtores e empresários dos segmentos correlatos. Objetiva-se também a instalação de ambientes temáticos em estabelecimentos parceiros para divulgação desses produtos. Artistas e escritores poderão mostrar a sua arte e fazer contatos com o público. Caminha-se também para a segmentação desses produtores e produtos, visando a construção de selos regionais comerciais. Em outubro será a vez de Junqueirópolis sediar a feira regional, durante a ACERUVA. Sucessivamente, elas acontecerão nos municípios envolvidos, ampliando as conexões intrarregionais e as vendas.

Valendo-se das tecnologias da informação, criou-se o Empório Flamejante Club, que consiste num e.commerce, também a ser lançado oficialmente em setembro. A cada mês, os associados receberão em sua casa uma caixinha com cerca de seis produtos de uma das cidades da Nova Alta Paulista. Cores, aromas e sabores, certamente, remeterão a experiências e memórias de cada consumidor, fortalecendo a identidade regional e dando novas escalas à produção local e regional.

Tendo o Projeto Inova Paula Souza (rede pública de ensino) como fio condutor, as prefeituras municipais como operacionalizadoras centrais, as instituições (de ensino, pesquisa e ou de extensão), as instituições privadas e as associações de várias naturezas como apoiadoras, constroem-se as bases para que os talentos e os produtos ganhem visibilidade e escala. Por meio da cooperação, estimula-se o consumo de produtos locais e regionais, um movimento conhecido como locavorismo. Em meio ao comércio globalizado há espaço para os regionalismos, que, se bem articulados, podem gerar trabalho e renda. Na escola podem aproximar teoria e prática.


Fonte: Sigamais


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista